Xiaomi Mi 7: poderá este ser o primeiro smartphone Android com Face ID?

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

Os rumores fervilham em torno do Xiaomi Mi 7, aquele que será o próximo smartphone topo de gama da 5ª maior fabricante mundial de dispositivos móveis - segundo a Face ID, ou melhor, o reconhecimento facial 3D. Um novo sistema de autenticação e desbloqueio do smartphone.

Vê ainda: d da Google

Até ao momento avançamos aqui avançamos mais recentemente o Xiaomi Mi 7 estará a ser preparado para incorporar esta tecnologia que até agora nenhum Android ousou adotar.

Consequentemente, este equipamento só deverá ser anunciado no terceiro (3º) trimestre de 2018 pelos motivos aqui expostos. Muito sucintamente, os fornecedores de todos os componentes necessários para a aplicação prática de um sistema de reconhecimento facial 3D estarão com sérias dificuldades. Todavia, em primeiro lugar temos que compreender o funcionamento do sistema da Apple que inspirará o Xiaomi Mi 7.

Xiaomi Mi 7 pode ser o 1º Android com o reconhecimento facial 3D

Com efeito, no iPhone X temos toda uma panóplia de sensores incorporados na notch ou entalhe do smartphone iOS. Chama-se OnePlus e várias outras fabricantes, todas elas utilizando um reconhecimento facial 2D. Algo que pode ser ludibriado, com maior ou menor dificuldade, com uma simples fotografia.

Tal como previram alguns analistas de mercado aqui, a Apple estará cerca de 2 anos à frente de qualquer fabricante Android. Isto no que ao desenvolvimento do software e hardware necessário para aplicar o reconhecimento facial 3D num smartphone diz respeito. Agora, com os atrasos do Xiaomi Mi 7 começamos a sentir que estas previsões não são totalmente desprovidas de verdade.

O smartphone Xiaomi Mi 7 chegará no 3º trimestre de 2018

Para que o Xiaomi Mi 7 consiga proporcionar um Face ID (nome dado pela Apple à sua solução de reconhecimento facial 3D) ainda faltarão alguns meses. Teremos que esperar pelo smartphone durante mais alguns meses. Provavelmente até ao terceiro trimestre deste ano. Pelo menos mais dois a três meses para que o Mi 7 te reconheça com precisão e segurança. Mesmo se tiveres barba, com ou sem makeup e até mesmo com / sem óculos.

Já segundo a GizmoChinha e a DigiTimes, os principais fornecedores estarão com problemas e atrasos no desenvolvimento desta tecnologia. Em causa estará a integração do software necessário com o hardware. Todos os componentes que mediarão a deteção e mapeamento 3D para ao Xiaomi Mi 7.

Sabemos ainda que neste momento a Xiaomi está a colaborar com a Snapdragon 845 para funcionar corretamente. Algo que pode efetivamente tornar a Xiaomi na primeira fabricante Android a implementar esta tecnologia.

O que trará de novo este smartphone Android?

Note-se que a Samsung e a Huawei preferem utilizar os seus próprios processadores (chips) Exynos e Kirin nos modelos premiun ou topo de gama. Ora, até à data nenhum dos seus SoC's são compatíveis com o reconhecimento facial 3D. Sendo aqui a Qualcomm a única fabricante capaz de o fazer.

Desta forma, é seguro dizer que nenhuma destas empresas estará entre as primeiras fabricantes Android a disponibilizar um smartphone com este novo método de autenticação. Mais ainda, segundo os mais recentes rumores, só em 2019 é que a Samsung deverá implementar uma tecnologia similar.

Segundo os rumores até à data, o smartphone Xiaomi Mi 7 deverá proporcionar ainda o leitor de impressões digitais sob o ecrã. Com efeito, a integração do sensor biométrico já no display tem sido avançada para este dispositivo Android.

O seu processador já foi confirmado pelo CEO da empresa como sendo o Snapdragon 845 da Qualcomm. Contará também com 6GB e 8GB de memória RAM no seu interior. Já a nível de memória interna teremos 128 a 256GB de armazenamento interno.

Em suma, o Xiaomi Mi 7 pode ser o primeiro smartphone Android a trazer este novo sistema de autenticação do utilizador. Todavia, far-se-á esperar.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Patente da Samsung refere aplicação de videochamada com AR Emoji

Nokia Moonraker: Um novo olhar ao smartwatch cancelado pela Microsoft

One

Via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.