Xiaomi Mi 11T chega em breve com processador que vai dividir opiniões

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

A fabricante de Lei Jun continuará a alargar o seu portefólio de smartphones com o lançamento do Xiaomi Mi 11T. Este será um dos próximos telefones Xiaomi a chegar ao mercado, tendo já sido certificado pela entidade competente no seu país natal, a China.

Tal como em 2020, também este ano teremos uma nova gama de modelos "T" para refrescar a linha Mi 11 no final do ano. Assim, contamos com a sua apresentação amanhã (11), devendo chegar ao mercado na mesma altura que o Mi MIX 4 e os Mi Pad 5.

Vem aí o novo smartphone acessível Xiaomi Mi 11T

Xiaomi Mi 11T
Aspeto sugerido para o suposto Xiaomi Mi 11T.

Perante o vasto leque de equipamentos e telefones Xiaomi importa clarificar o leitor quanto à natureza do Mi 11T 5G. Por via da regra, a linha Mi com a letra "T" remete-nos para a sua linha de smartphones de gama alta acessíveis, tal foi o caso da gama Mi 10T.

Com efeito, estes smartphones chegam ao mercado com especificações técnicas de ótimo nível. Algumas mesmo de gama alta, oferecendo funcionalidades acrescidas aos utilizadores.

No entanto, a Xiaomi simplifica alguns aspetos destes telefones para os conseguir vender a preço mais baixo - que a linha Xiaomi Mi - e mesmo assim garantir uma ótima experiência de utilização.

Espera-se assim que o Xiaomi Mi 11T 5G venha seguir as pisadas da gama Mi 10T de 2020 e Mi 9T de 2019. Será, caso nada se altere no seio da fabricante, o próximo campeão da relação preço / qualidade a chegar ao mercado no final de 2021.

O novo smartphone Xiaomi já foi certificado na China

#Mi11T certified. It's a Mediatek device with 5G connectivity (so probably one of the Dimensity series?) pic.twitter.com/KNhTvdEySa

— Kacper Skrzypek 🇵🇱 (@kacskrz) 9 de agosto de 2021

O dispositivo recebeu o número de modelo 2107113SG e já foi avistado na agência de certificação FCC sendo a sua existência apontada por alguns fãs da Xiaomi. Entretanto, foi também sugerido que o terminal adotaria a tecnologia Ultra-wideband (UWB), também presente em alguns dos melhores smartphones do mercado como o Apple iPhone 12 e o Galaxy S21 Ultra 5G.

Mais recentemente, a 9 de agosto, o leaker Kacper Skrzypek (@kacskrz) partilharia uma imagem do Xiaomi Certification Tracker. A página dedica-se a rastrear novos smartphones Xiaomi com o intuito de manter o público informado sobre os planos da marca.

Segundo esta fonte, o Xiaomi Mi 11T 5G tem o número de modelo 21081111RG e já terá sido certificado fora da China. Isto significa que o terminal pode vir a ser apresentado para o mercado global nos próximos dias, mas nem tudo é perfeito.

O Mi 11T 5G deve usar um processador Dimensity da MediaTek

Mais concretamente, o processador Dimensity 1200, equivalente ao Snapdragon 888 da Qualcomm. Com efeito, este SoC foi apresentado em meados de janeiro para fazer frente ao chip da norte-americana, sendo consideravelmente mais barato.

Note-se, contudo, que os detalhes técnicos sobre o Mi 11T 5G são escassos. No entanto, os rumores sugerem um desempenho de nível alto, num telefone mais acessível, primando pela relação preço / qualidade.

É precisamente por isso que tem sido sugerido este novo processador da MediaTek. Aliás, o Dimensity 1200 foi criado especificamente para se afirmar como opção custo / benefício frente ao Snapdragon 888 da Qualcomm.

O novo smartphone Xiaomi pode ser apresentado em setembro de 2021

Importa frisar que ainda não temos confirmação oficial das caraterísticas do Xiaomi Mi 11T 5G. Não obstante, esta seria a primeira vez que a fabricante chinesa utilizaria um chip MediaTek na linha Mi 11, mesmo que seja na derivação Mi 11T.

Por fim, de acordo com o leaker Digital Chat Station o novo smartphone também trará um ecrã OLED com resolução Full-HD+ e alta taxa de atualização a 120 Hz. Recordamos que o atual Mi 10T usa um ecrã IPS LCD com taxa de atualização a 144 Hz.

Numa última nota, uma vez que a gama Mi 10T foi apresentada em finais de setembro de 2020, espera-se o mesmo cenário para os Mi 11T. Desse modo, poderemos estar a pouco mais de um mês da apresentação oficial da nova gama Xiaomi Mi 11T 5G. Isto abre também as portass para a existência de diversos modelos, desde o base à versão Pro e a versão Lite.

As próximas semanas trarão mais detalhes e informações sobre estes smartphones custo / benefício.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.