Xiaomi Flip Phone inspira-se no design do Samsung Galaxy Z Flip3 e no Google Pixel 6

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Ao que tudo indica, a Xiaomi está a trabalhar num smartphonde dobrável com um design em concha que se inspira no Galaxy Z Flip3 da Samsung.

Mas o dobrável da marca chinesa tem também uma configuração de câmara traseira em tudo semelhante à do Google Pixel 6.

Descoberta patente do Xiaomi Flip Phone

Xiaomi Flip Phone
Em modo fechado, o design concha do Xiaomi Flip Phone é semelhante ao do Samsung Galaxy Z Flip3

Foi agora descoberta uma nova patente da Xiaomi na Administração Nacional de Propriedade Inteletual chinesa que mostra os primeiros esboços do Xiaomi Flip Phone, um terminal dobrável.

As imagens dão algumas pistas sobre o possível design do terminal, além de mostrarem o modelo em modo fechado (ou dobrado) e aberto. Uma das primeira conclusões a retirar dos esboços agora divulgados é que quando o Xiaomi Flip Phone está fechado parece ser um dos modelos mais compactos da marca chinesa.

A outra conclusão é que em modo fechado o seu design remete diretamente para o modelo Galaxy Z Flip3 da Samsung. Ambos partilham o formato em concha, mas também o facto de fechados completarem um quadrado quase perfeito.

Tal como já aconteceu com outros terminais, a Xiaomi parece inspirar-se em modelos com sucesso garantido no mercado para conceber os seus produtos.

Configuração de câmara traseira do Xiaomi Flip Phone é bastante semelhante ao Google Pixel 6

Xiaomi Flip Phone
A configuração de câmara horizontal do Xiaomi Flip Phone remete para o design do Google Pixel 6

Mas não foi só à Samsung qu a Xiaomi foi buscar inspiração. Tudo porque a configuração de câmara horizontal do Flip Phone é bastante semelhante à do Google Pixel 6. Nos esboços da nova patente é possível ver três recortes para abrigar os sensores de imagem, sendo que um deles pode estar reservado para o flash LED.

Nas mesmas imagens é também percetível que o Xiaomi Flip Phone conta com colunas na sua zona inferior, assim como a entrada para cartão SIM e a porta de carregamento USB Tipo-C estão localizadas na mesma zona.

Nos esboços, não é visível um recorte no ecrã, por isso não está claro qual o mecanismo que a Xiaomi usará para integrar uma câmara frontal no terminal.

Para já, estas são as informações disponíveis sobre o terminal. Tratando-se de uma patente, não é garantido que este modelo veja a luz do dia, uma vez que esta pode ser apenas uma tentativa da Xiaomi para garantir a utilização deste tipo de design com a patente aprovada.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt