Xiaomi: estes 6 modelos vão deixar de receber atualizações da MIUI

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A Xiaomi deu recentemente a conhecer os seus planos de término no fornecimento de atualizações oficiais para seis modelos de smartphones do seu ecossistema. São equipamentos da própria Xiaomi, bem como das suas marcas Redmi e POCO.

À medida que os modelos, sobretudo de gama média, perfazem dois anos no mercado desde o seu lançamento, chegam assim ao fim as atualizações oficiais. Dito isto, para vários dos modelos em seguida listados, a atualização MIUI 14 com o Android 13 será provavelmente a última a ser distribuída pelos canais oficiais.

MIUI 14 traz o Android 13 como última atualização para vários smartphones Xiaomi

Xiaomi MIUI 14

O anúncio foi feito através do canal de Telegram da MIUI onde ficamos a conhecer os equipamentos que, a partir do dia 21 de abril de 2023, atingirão o seu fim de vida útil. Tal como aponta a própria marca, são modelos que chegam ao inevitável EOL (end of life) cessando as atualizações com novo software.

Nota ainda que além do modelo base de cada equipamento temos também as suas diferentes variantes. Em seguida podem assim encontrar a sua identificação com o nome comercial e nome de modelo para melhor destrinçar cada telemóvel da marca.

Infelizmente, apesar de alguns destes smartphones Xiaomi só terem dois anos de mercado deste a sua apresentação, cessarão as atualizações oficiais. Isto não significa, porém, que deixem de receber, para já, atualizações periódicas de segurança.

Há seis modelos em fim de vida no portefólio da Xiaomi

  • Redmi K40 Pro /+/ Xiaomi 11X Pro/ Xiaomi 11i (haydn)
  • Redmi K40 / Xiaomi 11X / POCO F3 (alioth)
  • Redmi K40 Gaming / POCO F3 GT (ares)
  • Redmi Note 10 Pro / POCO X3 GT (chopin)
  • Xiaomi 10S (thyme)
  • Xiaomi 11 Lite 5G (renoir)

Xiaomi MIUI 14

A partir de meados de abril - dia 21 para ser mais preciso - cessará o desenvolvimento de novas versão da interface MIUI para os modelos listados. Porém, a fabricante informa que os equipamentos receberão as atuais versões estáveis, ou seja, terão ainda dirento à MIUI 14 com Android 13.

Note-se ainda que vários dos equipamentos em questão estão disponíveis em diferentes mercados com diferentes nomes. Por via da regra, a Xiaomi comercializa um mesmo smartphone através das suas diferentes marcas e canais, seja a Redmi ou a POCO, por exemplo.

Em suma, a Xiaomi alarga assim a sua lista de modelos em fim de vida, entregando-lhes uma última grande atualização de firmware para os modelos previamente eleitos. Em todo o caso, poderão receber correções de bugs ou de segurança sempre que tal se justifique.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.