Xiaomi: este pequeno gadget liga centenas de equipamentos e torna a tua casa inteligente em minutos

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

A Xiaomi acaba de lançar o Hub Gateway, pequeno em tamanho, mas enorme em desempenho.

Tudo porque o gadget pode conectar-se com 300 equipamentos distintos e tornar, em poucos minutos, o teu lar numa casa inteligente.

Xiaomi Hub Gateway liga-se a 300 equipamentos diferentes via Bluetooth

Xiaomi Hub Gateway
O Xiaomi Hub Gateway está disponível por um preço inicial de cerca de 44 euros

É um dos lançamentos mais recentes da marca chinesa e está a ser disponibilizado através de uma campanha de crowdfunding na China. De acordo com a Xiaomi, na prática, este pequeno gadget atua como o "cérebro central de um ecossistema de casa inteligente".

Tudo porque este hub funciona com vários tipos de equipamentos inteligentes para receber instruções e informações, transformando o lar, doce lar numa casa inteligente e mais eficiente.

O novo Hub Gateway é capaz de conectar-se com 200 dispositivos via Bluetooth Mesh integrado e mais 100 outros equipamentos através da ligação Bluetooth. E tudo isto em poucos minutos.

Integra ainda um amplificador de sinal Bluetooth para que o utilizador desfrute de uma ligação estável com um sinal mais forte, em qualquer local da casa. Toda a gestão do hub é feita através de uma nova arquitetura local, que centraliza os dispositivos na mesma rede local do hub gateway, fornecendo assim uma ligação automática local para equipamentos da mesma família.

De resto, o novo equipamento Xiaomi integra um processador quad-core e 4 GB de armazenamento interno, além de que permite ligações com fio ou através do padrão Wi-Fi, para que não falhe nada na tua nova casa inteligente.

Para já, apenas está disponível no mercado chinês, mas existe uma forte possibilidade de ser lançado em outros mercados fora do seu país de rigem. Aguardamos com expetativa que chegue à Europa.

Xiaomi 12 Ultra será lançado em maio no mercado chinês

Xiaomi 12
O Xiaomi 12 Ultra vem juntar-se aos restantes modelos da série já disponíveis a nível global

Entretanto outras notícias relacionadas com a Xiaomi dão conta de que o tão aguardado smartphone 12 Ultra poderá ser lançado no mercado chinês no mês de maio. A informação está a ser avançada pelo leaker Mukul Sharma que não avança uma data específica para o evento.

Posteriormente, o modelo será lançado nos mercado global. Espera-se que este terminal venha equipado com especificações de topo como é o caso do processador Snapdragon 8 Gen 1 e suporte para carregamento rápido de 120 watts.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt