Xiaomi: esta excelente novidade da MIUI 14 chegará a todos os smartphones

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Foi no início desta semana que a Xiaomi apresentou oficialmente a MIUI 14 no evento de revelação dos Xiaomi 13. O anúncio foi feito na China, mas em breve este software será também disponibilizado para todos os mercados internacionais.

A nova interface para smartphones da Xiaomi vem recheada de novidades e uma delas foca-se especificamente na aceleração de aplicações de terceiros. É precisamente esta novidade que a tecnológica acaba de confirmar que chegará a todos os modelos compatíveis com a MIUI 14.

Photon Engine da MIUI 14 estará em todos os smartphones compatíveis

O Photon Engine é um mecanismo introduzido pela Xiaomi na MIUI 14 que visa melhorar o desempenho de aplicações de terceiros presentes nos smartphones. Uma novidade que, para já, está em fase de testes num grupo restrito de equipamentos.

Xiaomi MIUI 14

Este elenco de modelos compatíveis fez temer os fãs e utilizadores da Xiaomi que o Photon Engine pudesse ser exclusivo de alguns modelos. Porém, a Xiaomi já confirmou que todos os smartphones que suportem a MIUI 14 receberão esta funcionalidade.

A tecnológica chinesa refere que este mecanismo precisa de uma profunda coordenação entre o software e o hardware. Por isso, a sua disponibilização será gradual face ao largo número de ajustes necessários na arquitetura de sistema dos smartphones.

Aquando da apresentação da MIUI 14, a empresa anunciou que o Photo Engine estará ao dispor de todos os programadores. Este mecanismo operará ao nível do kernel do Android para a simplificação das aplicações e melhoramento dos tempos de carregamento.

Conforme os dados avançados pela Xiaomi, olhamos para um aumento de 88% na fluidez das aplicações otimizadas com o Photo Engine. Além disso, permitirá uma redução de 16% no seu consumo de energia.

Estes números atestam o quão benéfico será o Photo Engine para todos os smartphones compatíveis com a MIUI 14. Com efeito, será um dos principais impulsionadores do desempenho do teu equipamento.

A MIUI 14 traz ainda pastas personalizáveis com ícones maiores, widgets recheados de novas opções ou um botão que permitirá desligar todas as notificações. Nota ainda para uma compressão automática de apps menos utilizadas e maior celeridade na conexão de produtos como earphones, ligação a Smart TV´s ou uma transmissão de dados em modo de streaming.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.