Xiaomi responde à pergunta: a trovoada afeta o funcionamento de um smartphone?

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

A Xiaomi continua apostada em responder a uma série de mitos e rumores sobre dispositivos móveis.

Depois de ter lidado com o mito de limpar o ecrã dos smartphones com pasta de dentes, resolveu mostrar se uma trovoada afeta o funcionamento de um terminal. Agora vamos conhecer a resposta.

Xiaomi testa se a trovoada afeta o funcionamento de um smartphone

Na plataforma YouTube e sob a hashtag #XiaomiAcademy, a marca chinesa não só explica o funcionamento de algumas tecnologias móveis, como também responde a certos mitos desenvolvidos em torno dos dispositivos móveis.

Depois de ter respondido ao velho mito de limpar o ecrã de um smartphone com pasta de dentes, a Xiaomi resolveu lidar com um outro mito mais arrojado. Desta vez, responde à questão – pertinente nos dias que correm em Portugal – se uma tempestade, mais especificamente uma trovoada, afeta o funcionamento de um smartphone.

Para fazer o teste, recorreu a uma bobina de Tesla que, tratando-se de um circuito transformador, é capaz de gerar eletricidade de baixa corrente alternada. Por outras palavras, o objeto ideal para simular raios.

No vídeo divulgado, um modelo que parece ser o Xiaomi 12S é atingido pelo raio simulado e continua a reproduzir o vídeo, sem registar qualquer interrupção ou problema. A marca refere ainda que os choques elétricos também não afetaram a qualidade das chamadas feitas pelo terminal.

Como conclusão, a Xiaomi afirma que as tempestades e/ou trovoadas não afetam o funcionamento dos smartphones.

Mas como é que surgiu este mito? De acordo com a Xiaomi, o mito surgiu no tempo de utilização dos telefones com fios e disco para marcar números. Em 1985, em Nova Jersey, um adolescente morreu quando um raio causou uma onda elétrica no fio do telefone.

No entanto, como esta experiência o provou, a maior parte dos raios consiste em eletricidade de baixa frequência. Uma vez que os smartphones usam eletricidade de alta frequência, é pouco provável que um raio possa afetar o terminal.

De qualquer forma, os utilizadores devem proceder a todas as precauções conhecidas se estiverem na rua, no momento de uma tempestade e/ou trovoada. Mas a Xiaomi conseguiu provar que dentro de casa, as intempéries não afetam o funcionamento dos smartphones.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt