A 28 de dezembro de 2021, a Xiaomi apresentou a sua muito aguardada interface MIUI 13, baseada no sistema operativo Android 12.
Mas nessa altura, a nova interface apenas ficou disponível no mercado chinês. Agora surgem notícias de que no fim de janeiro, a MIUI 13 pode chegar a todos os smartphones do mundo.
Evento Xiaomi marcado para o próximo dia 26 de janeiro
A Xiaomi acaba de anunciar que vai realizar um evento global, já no próximo dia 26 de janeiro e a empresa até já confirmou que será nessa ocosião que vai estrear, a nível global, a série de smartphones Redmi Note 11.
Mas vários especialistas e analistas do mundo high-tech estão a avançar que o evento poderá também ser o palco do lançamento global da interface MIUI 13. E tal fica a dever-se ao facto de a conta da interface MIUI no Twitter ter publicado, poucas horas depois do anúncio do evento, um pequeno teaser a dizer que "Chegou o momento. Algo de maravilhoso está prestes a acontecer".
Terá sido uma coincidência? Tendo em conta, o historial da Xiaomi que mostra que a marca chinesa gosta de despertar o interesse dos seus utilizadores com pequenos teasers enigmáticos, acreditamos que a versão global da MIUI 13 vai ser apresentada no evento de dia 26 de janeiro.
Aliás, outros dados mostram que a interface poderá chegar muito em breve. Por exemplo, a gigante chinesa já efetuou compilações de software para vários modelos internacionais. Mais: a marca já tinha divulgado que o lançamento global da nova interface iria acontecer durante o primeiro trimestre de 2022.
Tendo em conta todas estas informações, é bastante provável que a MIUI 13 global seja uma das estrelas do evento marcado. De resto, espera-se que a marca disponibilize, pelo menos uma versão beta da interface, logo após o evento.
Xiaomi confere funcionalidades de segurança à MIUI 13 na China
De forma bastante discreta, a Xiaomi conferiu mais uma funcionalidade de segurança à sua nova interface MIUI 13, no mercado chinês. O recurso Pure Mode reforça a proteção ao utilizador, impedindo que este faça download de aplicações maliciosas na Internet.
Na realidade, este recurso é bastante idêntico à funcionalidade "verificação de segurança", presente nos smartphones da OPPO, Realme e OnePlus. Mas o recurso da Xiaomi acaba por dar mais garantias.
Tudo porque no caso da MIUI 13, as aplicações só são instaladas após a nova funcionalidade de segurança verificar os antecedentes da aplicação. Já nos smartphones das marcas rivais, a busca por malware é feita somente após a instalação da app. Por outras palavras, a Xiaomi verifica as apps antes de as instalar, já os restantes só depois de as aplicações estarem instaladas no smartphone, é que o recurso de segurança é acionado. Já diz o velho ditado "mais vale prevenir do que remediar".
Editores 4gnews recomendam: