Xiaomi divulga smartphones que não terão direito ao Android 13

Carlos Oliveira
Comentar

A Xiaomi é uma das melhores marcas no segmento Android no que concerne ao suporte dos seus smartphones. Habitualmente oferece vários anos de atualizações relevantes, porém, é tempo de alguns modelos perderem esse estatuto.

Esta informação acompanha a disponibilização da última versão beta para a MIUI na China. Com efeito, temos equipamentos da Xiaomi e Redmi que, em 2022, receberão a sua última grande atualização.

Os modelos que não chegarão ao Android 13 / MIUI 14

  • Xiaomi Mi 10 Pro
  • Xiaomi Mi 10
  • Xiaomi Mi 10 Lite Zoom Edition
  • Xiaomi Mi Note 10 Pro
  • Xiaomi Mi Note 10
  • Redmi K30 Pro (POCO F2 Pro)
  • Redmi K30 5G
  • Redmi K30
  • Redmi K30i 5G

Xiaomi Mi 10 Pro

Este é o lote de smartphones da alçada da Xiaomi que deixarão de receber grandes atualizações de sistema. A última grande atualização para os mesmos deverá chegar a 18 de julho, quando todos correrem já a MIUI 12.5 ou MIUI 13.

A partir daí encerra-se a longevidade de suporte oficial por parte da Xiaomi para estes smartphones. Isso significa que os mesmos não receberão o vindouro Android 13 e consequentemente a MIUI 14.

Nota que alguns destes equipamentos contam já com mais de dois anos no mercado. Com efeito, não estranhamos que a Xiaomi os retire da sua lista de prioridades para o lançamento de novas funcionalidades.

Este é o padrão no mercado Android para o lançamento de grandes atualizações. Após dois anos de vendas, muitos smartphones passam para segundo plano e deixam de ser atualizados com a mesma frequência de até então.

Ainda assim, os smartphones Xiaomi mencionados não serão totalmente esquecidos pela empresa. Espera-se que continuem a receber correções de bugs e as necessárias atualizações de segurança.

Isso garantirá que os equipamentos estejam preparados para continuar a servir os seus utilizadores nas suas tarefas com a desejada segurança. Isto, claro está, se se contentarem sem a introdução de novas funcionalidades e sem a mais recente versão do Android instalada.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tendo já passado por várias casas, a 4gnews é aquela que me segura desde 2015. Com um desejo insaciável de me manter atualizado tecnologicamente, a partilha desse conhecimento é apenas o seguimento natural das coisas.