Xiaomi CyberOne a tocar bateria é o melhor vídeo que vais ver hoje

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A tecnológica chinesa Xiaomi deu recentemente a conhecer um novo vídeo onde destaca as capacidades do seu robot humanoide, o Xiaomi CyberOne. O vídeo foi divulgado pelo próprio CEO da empresa, Lei Jun, no seu perfil da rede social Twitter e na Weibo.

Em seguida podemos observar o robot Xiaomi numa pequena sessão de bateria, uma demonstração clara das proezas alcançadas pela fabricante asiática no campo da robótica, da inteligência artificial e computação. Em particular destaque temos a sua destreza motora.

Xiaomi CyberOne é um dos produtos mais ousados da Xiaomi

O Xiaomi CyberOne é o robot humanoide apresentado pela Xiaomi em agosto de 2022 como se pode constatar pela publicação apresentada em seguida. Até ao momento, este é um dos produtos mais audazes alguma vez lançados pela Xiaomi.

Desde então, este tem sido um dos produtos usados como plataforma de demonstração da Xiaomi, recebendo novas capacidades e melhorias de desempenho com vista ao seu aperfeiçoamento.

#CyberOne is learning new skills every day. We are excited to see robotics become a part of our future lives! pic.twitter.com/q3dPyG7vwu

— Lei Jun (@leijun) 19 de agosto de 2022

O seu desígnio particular, para além de plataforma de demonstração, será o de auxiliar os seres humanos com tarefas fisicamente exigentes, trabalho em armazéns e linhas de montagem.

É, de momento, um vetor de estudo e desenvolvimento, mas já demonstra várias capacidades dignas de nota como as suas habilidades recentes na bateria e instrumentos de percussão.

Robot humanoide da Xiaomi mostra os seus dotes de percussão em vídeo

O vídeo foi originalmente partilhado na rede social chinesa Weibo. Entretanto, o mesmo foi divulgado por várias fontes na plataforma Twitter, possibilitando assim a sua partilha.

Para os curiosos e entusiastas de robótica e da própria Xiaomi, este ponto de situação vem ilustrar as melhores aplicadas pelos engenheiros da Xiaomi ao produto em questão.

Portanto, apesar de estar longe de rivalizar com um humano, vemos já uma coordenação motora digna de nota, bem como uma precisão nos toques efetuados. É um testemunho do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela marca nos seus laboratórios.

Xiaomi CyberOne

O robot humanoide Xiaomi CyberOne é capaz de transportar objetos pesados e caminhar a uma velocidade de 3,6 km/h. Portanto, não sendo de todo rápido, mas mantendo uma caminhada estável.

Para além disso, os motores das suas pernas têm um binário máximo de 300 Nm, pelo que poderá carregar uma carga considerável.

Por fim, este produto experimental da Xiaomi conta com microfones, câmaras e uma panóplia considerável de sensores. Tudo isto com vista a reconhecer obstáculos, pessoas e até as suas emoções (pelo menos esse é o objetivo).

A fabricante quer criar um robot que nos auxilie nas tarefas mais duras, mas que também consiga aperceber-se do estado de espírito de quem tem pela frente.

É, efetivamente, um dos produtos que mais atenção nos desperta pelo seu fator curiosidade, sendo também uma plataforma de estreia de tecnologias de ponta.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.