Xiaomi Black Shark 6: smartphones gaming chegam carregados de 'specs'

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

O segmento de smartphones gaming é, na minha opinião, um dos mais cativantes do momento. É palco de exageros, hipérboles e muito RGB (agora nem tanto, vá), mas continuam a entregar provavelmente o melhor desempenho, o aspeto mais importante para quem gosta de jogar (bastante) no telemóvel. Ora, eis que temos agora as primeiras informações dos Xiaomi Black Shark 6.

As informações chegam até nós por uma fonte de confiança, o leaker Digital Chat Station, com sólidas provas dadas no mercado das fugas de informação.

É pelo seu punho que damos agora conta das principais novidades a chegar com a próxima gama de telefones Black Shark 6, a linha gaming da Xiaomi.

Gama de smartphones Black Shark 6 chega ainda em 2023

Black Shark 6

Em primeiro lugar, o leaker parece algo desiludido (possivelmente da tradução), com a lista de "specs". O seu texto mostra-se desgostoso para com a câmara frontal que perfurará o ecrã de ambos os modelos, com colocação ao centro.

Teremos também um ecrã 2K, AMOLED, de margens retas para ambos os modelos de telefones Xiaomi. Espera-se que a taxa de atualização da imagem seja de 120 Hz ou 144 Hz com alta taxa de registo do toque.

Por outro lado, o seu processador será o melhor do mercado. Dito isto, teremos o Snapdragon 8 Gen 2 da Qualcomm, que acredito ser efetivamente o melhor chipset que podem procurar num telefone Android em 2023. Há ainda espaço para uma caixa de ressonância simétrica, de maiores dimensões para potenciar os altifalantes duplos.

Tudo isto com uma nova e reforçada câmara de ventilação nos Black Shark 6 para promover uma maior deslocação de ar. Ou seja, teremos um melhor sistema de refrigeração ativa do telemóvel para que este continue a operar nas melhores condições, mesmo em cenários de jogo intenso.

São os próximos smartphones Xiaomi para jogos

O seu testemunho versa ainda sobre a qualidade de construção. Ou melhor, sobre o material de construção dos Xiaomi Black Shark 6, com a marca a voltar à cerâmica. Este material, grato da fabricante chinesa, já deu corpo a vários dos seus então melhores smartphones Android como diversas iterações da linha Mi MIX.

Digital Chat Station
Testemunho do leaker Digital Chat Station através da rede social chinesa Weibo.

Recapitulando, os Black Shark 6 da Xiaomi serão definidos pelos seguintes componentes:

  • Ecrã OLED com resolução 2K e câmara fotográfica frontal central a perfurar o painel
  • Processador Snapdragon 8 Gen 2 da Qualcomm
  • Construção em cerâmica (possivelmente numa das edições de topo, em branco)
  • Câmara de refrigeração ampliada para melhor dissipação do calor
  • Ecrã com margens retas para facilitar o uso e evitar os toques acidentais
  • Altifalantes simétricos com caixa de ressonância ampliada

A par das informações avançadas pelo leaker, sabemos também que os telefones Xiaomi Black Shark 6 e Black Shark 6 Pro serão alimentados por uma bateria de 5 000 mAh de capacidade.

As fugas anteriores apontam também para o carregamento rápido a 120 W, tecnologia que a Xiaomi já popularizou em Portugal, por exemplo, com os Xiaomi 12T.

Temos ainda a indicação de utilização do sensor Sony IMX686, com resolução de 64 MP a ser empregue na câmara fotográfica destes telefones.

Para já, contudo, não dispomos de mais detalhes, ainda que pouco reste para descobrir além da RAM e armazenamento interno dos smartphones.

Por fim, contamos com a apresentação destes dispositivos móveis focados na experiência de jogo no decurso dos próximos meses.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.