Xiaomi 14: 1.ªas informações revelam rival do iPhone 15 Pro

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A fabricante chinesa de smartphones liderada por Lei Jun tem nos atuais Xiaomi 13 alguns dos melhores smartphones Android no mercado, sobretudo para quem valoriza a fotografia. Porém, sabemos que está também em desenvolvimento o seu natural sucessor, ou melhor, a geração Xiaomi 14 que, segundo as fugas de informação, colherá alguma inspiração nos Apple iPhone 15 Pro.

Importa frisar que esta é a 1.ª fuga de informação digna de nota, perpetrada por um dos leakers mais famosos do setor, o responsável pelo perfil de Twitter @IceUniverse que já nos providenciou com excelentes informações prévias dos mais importantes produtos. Não obstante, importa alertar que a veracidade das suas alegações é, de momento, impossível de aferir.

iPhone 15 Pro e Xiaomi 14 partilharão (alguns) bons atributos

Bundle Smartphone Xiaomi 13 8Gb/256Gb + Mi Watch

Ecrã: AMOLED de 6,36'' a 120 Hz, Full-HD+
Processador: Snapdragon 8 Gen 2 (4 nm) da Qualcomm
RAM: 12 GB
Armazenamento: 256 GB UFS 4.0
Bateria: 4 500 mAh a 67 W
Câmaras: 50 + 10 + 12 MP / 32 MP

Lançamento: março de 2023

Os detalhes foram avançados pela fonte supracitada na rede social Weibo. Aí, o leaker referiu que a estrutura dos Apple iPhone 15 Pro será mais fina, ou estreita. Terá, porém, a mesma largura que os atuais Apple iPhone 14 Pro, resultando num smartphone mais fácil de usar com uma só mão.

Além disso, a mesma fonte referiu que o Xiaomi 14 terá margens extremamente diminutas para o ecrã. Ou seja, os bezels do ecrã serão mais reduzidos na próxima geração, tal como nos futuros Apple iPhone 15 Pro a chegar, ao que tudo indica, no próximo mês de setembro de 2023.

Ecrã com margens reduzidas no Xiaomi 14, tal como nos próximos Apple iPhone 15

Xiaomi 14

A fonte refere ainda que o fornecedor de ecrãs para os smartphones Xiaomi 14 será agora a Huaxing Optoelectronics. Em suma, contamos com um ecrã de qualidade superior, bem como uma redução das margens ou bezels do painel frontal do telefone.

Note-se que a fabricante Huaxing conseguiu criar, ainda recentemente, uma implementação com margem super fina. Assim, dotando os seus ecrãs de uma aparência ainda mais elegante ao serem instalados nos smartphones, com apenas 1 mm de margem em todos os quatro cantos, garantindo também a tão desejada proporcionalidade.

Em jeito de comparação, a média atual para a dimensão das margens em smartphones de gama alta está nos 1,45 mm de espessura. Ou seja, temos aqui uma redução de 23% na largura das margens para o ecrã.

Gama de smartphones Xiaomi 14 só chega à Europa em 2024

Xiaomi 13

Na prática, esperamos que isto venha dar aos consumidores o benefício de ter um smartphones com ainda mais área de ecrã para a mesma área de painel frontal. Por outras palavras, mais área para desfrutar da imagem, um melhor visual e melhor experiência de utilização dos smartphones.

Para já, a Huaxing Optoelectronics tem ainda que submeter este novo tipo de painéis a vários testes de produção e durabilidade antes de poder garantir a sua disponibilidade nas quantidades necessárias.

Dito isto, é provável que a "margem final" seja ligeiramente superior a 1 mm para garantir também a sua resistência a choques e às potenciais quedas acidentais.

Por fim, importa frisar que é extremamente precoce para termos a menor certeza quanto aos Xiaomi 14. Os telefones de próxima geração devem ser anunciados pela Xiaomi em dezembro de 2023 na China e só posteriormente, já em 2024, na Europa.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.