Xiaomi 13 Ultra é oficial: um novo marco mobile para a Xiaomi

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

O Xiaomi 13 Ultra é finalmente oficial. O smartphone foi apresentado ao final desta manhã pela tecnológica chinesa, e é o mais recente resultado da colaboração com a Leica na tecnologia de imagem mobile.

O novo equipamento destaca-se pelo sistema de quatro câmaras traseiras, onde a estrela é o sensor principal de 1 polegadas com abertura variável. Mas temos também um ecrã WQHD+, o processador Snapdragon 8 Gen 2 e um design muito apetecível.

xiaomi 13 ultra

A parceria com a Leica cada vez mais forte

A parceria com a Leica é um dos baluartes deste Xiaomi 13 Ultra. O equipamento conta com óticas da marca, que prometem reduzir os brilhos e o ghosting. E promete destacar-se tanto em cenários com muito frio ou muito calor. Mas vamos a números.

Temos um sistema com quatro câmaras traseiras com lentes óticas Leica a cobrir as lentes focais que vão desde os 12 mm (ultrawide), 23 mm (wide), 75 mm (telefoto) aos 120 mm (super telefoto). De destacar ainda os 46 mm e 240 mm através do zoom do sensor. E como já foi referido, temos abertura variável.

xiaomi 13 ultra

Três das câmaras do Xiaomi 13 Ultra fornecem uma abertura superior a f/2.0, para maior entrada de luz e profundidade de campo mais suave. O sensor principal de 1 polegada é o Sony IMX989, agora com possibilidade de alternar entre abertura de f/1.9 e f/4.0.

O Xiaomi 13 Ultra inspira-se nos fotógrafos de rua para trazer o novo modo Fast Shot. Este basicamente permite definir o ponto de focagem manualmente para que os momentos possam ser captados em 0,8 segundos. A câmara principal suporta RAW a 50 MP para poderes fazer edições mais convenientemente.

xiaomi 13 ultra

Xiaomi 13 não é Ultra apenas na fotografia

O ecrã do Xiaomi 13 Ultra é do melhor que a indústria já fiu. Trata-se de um painel WQHD+ de 6,73 polegadas. Obviamente temos taxa de atualização variável entre 1 e 120 Hz, mas o destaque vai para o pico de brilho de 2600 nits. Destaque ainda para o suporte para Dolby Vision.

O design do equipamento homenageia a série M das câmaras Leica com o módulo circular de câmaras, moldura de metal unibody e acabamento em pele. Pesa 227 gramas, e a traseira tem uma inibição anti-bacteriana de 99%.

xiaomi 13 ultra

O smartphone é comandado pelo Snapdragon 8 Gen 2, e suporta RAM LPDDR5X até 16 GB e armazenamento UFS 4.0 até 1 TB. O equipamento tem USB 3.2 Gen 1 para suportar saída de vídeo até 4K a 60 Hz.

O equipamento conta com chip de carregamento Surge P2 e de gestão de bateria Surge G1. Estes vão ajudar a permitir que a bateria de 5000 mAh pode usar o modo de hibernação e fornecer até 60 minutos adicionais de standby quando a autonomia for muito baixa. O carregamento com fios será de 90 W e sem fios de 50 W.

xiaomi 13 ultra

Preço disponibilidade do Xiaomi 13 Ultra

O smartphone vai ficar primeiramente disponível na China neste mês de abril com preço a começar nos 5999 iuanes (796 euros na versão base de 12 GB + 256) Na variante de 16 GB + 1 TB será vendido no país de origem por 7299 iuanes (968 euros).

Nas próximas semanas estará também disponível nos mercados globais em três cores: preto, branco e verde oliveira. Ainda não existe confirmação oficial de que será vendido em Portugal.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.