Xiaomi 13 promete especificações de topo com boas novidades no ecrã e carregamento

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Em breve, a série de smartphones Xiaomi 12T deve chegar à Europa, mas as atenções começam a focar-se em algo mais à frente: o Xiaomi 13.

Os primeiros rumores sobre a nova linha sugerem especificações premium com um ecrã de topo e carregamento sem fios mais célere.

Xiaomi 13 com ecrã 2K e carregamento sem fios de 50 watts

Xiaomi 13
Publicação do leaker Digital Chat Station, na rede social Weibo, a dar conta das novidades sobre a nova série Xiaomi 13 Crédito@DigitalChatStation/Weibo

O próximo lançamento global da Xiaomi será a série de smartphones 12T – comercializada no mercado chinês com a designação comercial de Redmi K50 Ultra –, mas as atenções começam agora a concentrar-se na próxima linha premium da marca chinesa: a Xiaomi 13.

De acordo com o leaker Digital Chat Station, o modelo base poderá chegar equipado com um ecrã de 1080p, mas o Xiaomi 13 Pro terá boas surpresas neste ponto específico. O conhecido leaker adianta que este modelo vai chegar com um ecrã curvo com uma resolução 2K e material LTPO, o que significa que terá uma taxa de atualização dinâmica.

Digital Chat Station garante também que a marca está a fabricar a nova série 13 segundo o processo de embalagem COP que permite reduzir o tamanho das molduras. Recorde-se que a empresa já recorreu a este processo para produzir o smartphone Civi 1S.

Novo processador no Xiaomi 13 que deverá ser revelado em novembro

Entretanto, outros rumores avançaram já com outras especificações que podem estar incluídas na nova série Xiaomi 13. Ao que tudo indica, a série será composta por dois modelos: a versão base Xiaomi 13 e a variante Pro.

É também expectável que esta série venha equipada com o processador Snapdragon 8 Gen 2 da Qualcomm, assim como com o chip Surge P1, proprietário da marca, para uma gestão de energia mais eficiente.

Fala-se ainda que ambos os modelos podem ser alimentados por uma bateria de célula única, capaz de suportar carregamento sem fios de 50 watts. Apesar de não ser conhecido o carregamento rápido com fios, esta última informação sugere que podemos estar perante um smartphone com suporte para carregar a 125 watts, tal como os modelos mais avançados atualmente disponíveis no mercado da marca chinesa.

Por último, todos os rumores apontam para que a Xiaomi revele a nova série 13 durante o mês de novembro. O que faz sentido, visto que será também por esta altura que a Qualcomm apresenta oficialmente o novo processador premium Snapdragon 8 Gen 2 que deverá ser o coração do novo topo de gama Xiaomi.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt