Xiaomi 13 Pro vai surpreender na câmara fotográfica, eis a prova

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A gama de smartphones Xiaomi 13 seria apresentada oficialmente hoje, a 1 de dezembro. Porém, a fabricante chinesa, tal como a Huawei, iQOO e MediaTek, adiaram os respetivos anúncios perante o falecimento de Jiang Zemin, antigo líder do Partido Comunista Chinês (PCC). Até ao momento, contudo, não temos uma nova data oficial para a sua revelação.

Porém, temos sim um novo vídeo que nos detalha o módulo fotográfico do Xiaomi 13 Pro, modelo mais avançado do novo duo de smartphones Android a chegar em breve. Aí podemos ver, por exemplo, os detalhes do sensor de imagem com 1 polegada, bem como a composição da objetiva tele-foto com ampliação ótica de até 3x.

Sensor Sony de 1 polegada fará a diferença no Xiaomi 13 Pro

O smartphone integrará o mais recente processador da Qualcomm, o Snapdragon 8 Gen 2, mas será a câmara fotográfica a área que o poder tornar realmente especial. De qualquer modo, o sem desempenho de topo nunca esteve em questão, sobretudo na fotografia e captação de vídeo.

Isto porque teremos um sistema de câmaras liderado pelo sensor Sony IMX989, com 50 MP de resolução e uma maior área, com cerca de 1 polegada. Desse modo, captando mais luz e diminuindo assim o ruído digital.

Mais importante que a resolução é a área física do sensor e, neste caso, temos uma das melhores soluções disponíveis no mercado.

Xiaomi 13 Pro smartphone Android

Para além disso, a objetiva a equipar a câmara telefoto terá zoom ótico (ampliação) de até 3 vezes, com uma distância focal equivalente a 75 mm. Esta câmara será ideal para retratos, bem como para fotografias de grupo e / ou paisagem para captar objetos mais distantes.

Para além disso, o sistema de câmaras fotográficas terá uma ótica ultra-grande angular, bem como outra câmara auxiliar para completar as suas capacidades para foto e vídeo.

O vídeo acima, (o mesmo divulgado mais abaixo), mostra-nos também como será composta esta câmara, com especial destaque para os elementos óticos. É um curto vídeo de 20 segundos, mas mostra-nos os elementos óticos e as suas capacidades de movimentação para focagem precisa.

The truly powerful telephoto technology of Xiaomi 13 Pro is here! 75mm(3.2x) floating telephoto, which can take the last 10cm telephoto macro photos, From the telephoto technology of SLR, Xiaomi is great. pic.twitter.com/5GcKlObHGJ

— Ice universe (@UniverseIce) 30 de novembro de 2022

Estes elementos óticos, possivelmente em vidro, mover-se-ão para junto do sensor para alcançar o foco infinito, e afastam-se deste para focar em objetos a uma distância mínima de 10 cm. Ou seja, para fotografia de paisagem, ou de pormenor, sempre que necessário.

Será este o 1.º vídeo hands-on do smartphone Xiaomi 13 Pro?

Entretanto, temos também um segundo vídeo, curto, da mesma fonte, com o hands-on do smartphone Android. É um dos primeiros vislumbres, sérios, do dispositivo em questão, revelando o seu aspeto geral.

Por fim, esta fonte, a Sparrow News, colheu também várias amostras fotográficas que terão sido captadas com o smartphone Xiaomi 13 Pro. O melhor de tudo? Também a versão base - Xiaomi 13 - deve contar com câmaras desenvolvidas em parceria com a Leica.

Note-se que também esta gama de produtos terá a colaboração da Leica no desenvolvimento deste aspeto crucial para qualquer bom smartphone da atualidade, a sua câmara fotográfica.

Some images samples from Xiaomi 13 Pro. 👀 pic.twitter.com/1dsMLQ94tB

— Alvin (@sondesix) 1 de dezembro de 2022

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.