A gama de smartphones Xiaomi 13 seria apresentada oficialmente hoje, a 1 de dezembro. Porém, a fabricante chinesa, tal como a Huawei, iQOO e MediaTek, adiaram os respetivos anúncios perante o falecimento de Jiang Zemin, antigo líder do Partido Comunista Chinês (PCC). Até ao momento, contudo, não temos uma nova data oficial para a sua revelação.
Porém, temos sim um novo vídeo que nos detalha o módulo fotográfico do Xiaomi 13 Pro, modelo mais avançado do novo duo de smartphones Android a chegar em breve. Aí podemos ver, por exemplo, os detalhes do sensor de imagem com 1 polegada, bem como a composição da objetiva tele-foto com ampliação ótica de até 3x.
Sensor Sony de 1 polegada fará a diferença no Xiaomi 13 Pro
O smartphone integrará o mais recente processador da Qualcomm, o Snapdragon 8 Gen 2, mas será a câmara fotográfica a área que o poder tornar realmente especial. De qualquer modo, o sem desempenho de topo nunca esteve em questão, sobretudo na fotografia e captação de vídeo.
Isto porque teremos um sistema de câmaras liderado pelo sensor Sony IMX989, com 50 MP de resolução e uma maior área, com cerca de 1 polegada. Desse modo, captando mais luz e diminuindo assim o ruído digital.
Mais importante que a resolução é a área física do sensor e, neste caso, temos uma das melhores soluções disponíveis no mercado.
Para além disso, a objetiva a equipar a câmara telefoto terá zoom ótico (ampliação) de até 3 vezes, com uma distância focal equivalente a 75 mm. Esta câmara será ideal para retratos, bem como para fotografias de grupo e / ou paisagem para captar objetos mais distantes.
Para além disso, o sistema de câmaras fotográficas terá uma ótica ultra-grande angular, bem como outra câmara auxiliar para completar as suas capacidades para foto e vídeo.
O vídeo acima, (o mesmo divulgado mais abaixo), mostra-nos também como será composta esta câmara, com especial destaque para os elementos óticos. É um curto vídeo de 20 segundos, mas mostra-nos os elementos óticos e as suas capacidades de movimentação para focagem precisa.
Estes elementos óticos, possivelmente em vidro, mover-se-ão para junto do sensor para alcançar o foco infinito, e afastam-se deste para focar em objetos a uma distância mínima de 10 cm. Ou seja, para fotografia de paisagem, ou de pormenor, sempre que necessário.
Será este o 1.º vídeo hands-on do smartphone Xiaomi 13 Pro?
Entretanto, temos também um segundo vídeo, curto, da mesma fonte, com o hands-on do smartphone Android. É um dos primeiros vislumbres, sérios, do dispositivo em questão, revelando o seu aspeto geral.
Por fim, esta fonte, a Sparrow News, colheu também várias amostras fotográficas que terão sido captadas com o smartphone Xiaomi 13 Pro. O melhor de tudo? Também a versão base - Xiaomi 13 - deve contar com câmaras desenvolvidas em parceria com a Leica.
Note-se que também esta gama de produtos terá a colaboração da Leica no desenvolvimento deste aspeto crucial para qualquer bom smartphone da atualidade, a sua câmara fotográfica.
Editores 4gnews recomendam: