Xiaomi 13 pode conquistar-nos por estas duas (boas) razões

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Hoje é um dos melhores dias para todos os Mi Fãs e entusiastas da Xiaomi. A fabricante chinesa liderada por Lei Jun acabou de anunciar oficialmente a data de apresentação da próxima geração de topos de gama, os smartphones Xiaomi 13 com a MIUI 14.

Será a 1 de dezembro que ficaremos a conhecer o Xiaomi 13 e Xiaomi 13 Pro, com destaque para o novo design dos dispositivos móveis a chegar à Europa apenas em 2023. Entretanto, estes produtos serão primeiramente lançados na China.

Xiaomi 13 será um dos smartphones mais agradáveis de segurar na mão

Smartphone Android Xiaomi 13

Segundo o CEO da Xiaomi, Lei Jun, o próximo smartphone terá um bezel ou margem simétrica em todas as laterais do telefone, menos a inferior (queixo). A saber, teremos uma margem de 1,61 mm, extremamente diminuta e, sobretudo, igual em (quase) todas as suas facetas. Porém, o seu queixo terá 1,81 mm, ligeiramente mais espesso que as demais margens.

O resultado? Um aspeto muito simétrico, proporcionar e visualmente agradável. Foi algo que observamos em 2022 com o Galaxy S22, o modelo base, um dos telefones mais agradáveis de segurar na mão.

Simetria e margens muito diminutas

Xiaomi 13

Face ao exposto, é com agrado que vemos a Xiaomi a tomar uma mesma decisão de tornar o seu smartphone mais gracioso e simétrico. Algo que é destacado pelo próprio executivo através da rede social chinesa Weibo.

Por fim, a imagem diz-nos ainda que o Xiaomi 13 terá o painel frontal 93,3% ocupado pelo display, portanto, com pouco espaço sobrante para as margens ou bezels do produto. Note-se ainda a presença da câmara frontal punch-hole, a perfurar o ecrã.

Resistência à água com certificação IP68 no smartphone Android

Xiaomi 13 smartphone Android

Em segundo lugar, temos também a confirmação da certificação IP68, uma das mais abrangentes certificações. Desse modo, ambos os smartphones - Xiaomi 13 e Xiaomi 13 Pro - serão à prova de água e poeiras, aumentando a sua durabilidade.

Para além disso, podemos também destacar a estreia da MIUI 14, a próxima versão da interface própria da Xiaomi a estrear nestes modelos topo de gama. Será, ao que tudo indica, já baseada no sistema operativo Android 13 da Google.

Especificações técnicas prováveis para o smartphone Xiaomi 13

  • Ecrã AMOLED de 6,28 polegadas, Full-HD+ a 120 Hz
  • Processador Qualcomm Snapdragon 8 Gen 2
  • Câmara: 50 MP + 13 MP + 5 MP
  • RAM: desde 8 GB
  • Armazenamento: desde 128 GB
  • Bateria: 4 500 mAh de capacidade com carregamento rápido a 67 W
  • Sistema operativo: Android 13 da Google com a MIUI 14
  • Construção: metal, vidro e possivelmente cerâmica

Por fim, os novos smartphones Xiaomi 13 devem ser lançados na Europa durante o 1.º trimestre de 2023. Espera-se, então, que a fabricante celebre um evento de lançamento oficial em lugar e data ainda por precisar.

Xiaomi 13 will have flat screen with thin and (almost) symmetrical bezels all around 👌 pic.twitter.com/PZrGE2JNol

— Ben Geskin (@BenGeskin) 28 de novembro de 2022

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.