Samsung fabricará os Snapdragon 8 Gen 2 para os Galaxy S23

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A Samsung deve utilizar uma versão ligeiramente alterada (overclocked) do chipset Snapdragon 8 Gen 2 da Qualcomm, recém-apresentado pela tecnológica norte-americana. Recordamos que este será o processador a equipar os Samsung Galaxy S23.

Importa também frisar que a Samsung, a par da TSMC é uma das poucas fabricantes mundiais de processadores, podendo fabricar o chipset desenvolvido pela Qualcomm. Aliás, tudo aponta para que tal se materialize, com novas informações nesse sentido.

Samsung Foundry fabricará os Snapdragon 8 Gen 2 específicos para os Galaxy S23

Samsung Galaxy S23

A produção do processador desenvolvido pela Qualcomm deve ficar a cargo das fábricas da Samsung Foundry, o ramo da gigante sul-coreana dedicado aos semicondutores.

Naturalmente, estes componentes podem ser fabricados de acordo com especificações da própria Samsung Mobile com vista ao uso nos seus próximos smartphones Android topo de gama.

Ainda que por via da regra a Samsung tenha equipado os seus flagships com processadores Exynos, desenvolvidos e produzidos pela Samsung Foundry para os principais mercados globais, sempre existiram exceções. Mais concretamente, a China, Estados Unidos da América e Canadá em cujos Samsung Galaxy sempre marcou presença um processador Qualcomm.

Um só processador em todos os Samsung Galaxy S23 a chegar ao mercado em 2023

2 version of snapdragonStandard sm8550 abCustom program ( like cortex x ) sm8550acIt's designed for devices with unique capabilities For sensors with built-in DRAM, unlocking feature beyond spec8k@60, etcFor display, sony might use it for native 4k@120Total 300hz⬇️

— RGcloudS (@RGcloudS) 16 de novembro de 2022

Para 2023 teremos assim a primeira grande alteração de paradigma. Finalmente, teremos um mesmo telemóvel com as mesmas especificações técnicas em qualquer mercado. É o fim das discrepâncias, ligeiras, certo é, de capacidades e processamento.

Dito isto, em todos os smartphones Samsung Galaxy S23 encontraremos o processador Snapdragon 8 Gen 2 da Qualcomm, algo já confirmado por ambas as partes. O que agora surge à tona é o facto de ser a própria Samsung (Foundry) a produzir estes chipsets.

Tal hipótese, deveras possível, vem dar novo alento à tese que avançava um overclock para os Snapdragon a equipar a próxima geração de telemóveis Samsung topo de gama.

Versão otimizada pode ser mais eficiente que a produzida pela TSMC

https://t.co/ZbDNbElk7JFurther detail about gen 2 versionsAB is built on 4nm LPE ( N4E )AC is built on 4nm LPP ( N4P )PP stands for power performance5% higher frequency (density unknown), ~20% more efficientSeems like samsung made their own snapdragon now

— RGcloudS (@RGcloudS) 26 de novembro de 2022

Atentando ao que é avançado na rede social Twitter pelo leaker @RGcloudS, a versão usada pela Samsung, e produzida também pela Samsung, terá vantagens sobre a fabricada pela TSMC. Note-se que estas serão as duas fábricas capazes, e encarregues, de produzir os novos processadores topo de gama da Qualcomm.

Em suma, teremos uma versão do Snapdragon 8 Gen 2 mais poderosa e / ou eficiente, fabricada pela Samsung, bem como a versão padrão do mesmo processador, fabricada pela TSMC.

Dito isto, é provável que a Samsung produza efetivamente os seus próprios Snapdragon 8 Gen 2. Porém, as diferenças, a existir, terão que ser apuradas em sede de testes de benchmarks aos produtos.

Por fim, contamos com a apresentação da geração Samsung Galaxy S23 no 1.º trimestre de 2023, provavelmente logo em janeiro.

Breaking!The best moment for European users has arrived.The European version of the Samsung Galaxy S23 series is confirmed to use the Snapdragon 8 Gen2, and it is a high-frequency version exclusive to Samsung. Please enjoy it. pic.twitter.com/w6DqCdH30b

— Ice universe (@UniverseIce) 16 de novembro de 2022

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.