Xiaomi 13: fracas vendas podem ditar fim do smartphone compacto

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A gama de smartphones Xiaomi 13 é composta por três modelos, dois dos quais já se encontram há venda em Portugal desde o último mês de março - os Xiaomi 13 e Xiaomi 13 Pro. O mais poderoso, o recém apresentado Xiaomi 13 Ultra chegará, também, posteriormente ao nosso mercado.

Em todo o caso, estes são efetivamente os melhores telemóveis Android alguma vez concebidos pela tecnológica chinesa liderada por Lei Jun. O executivo partilhou agora uma nota sentida e sustentada nas redes sociais.

Ainda assim, um destes modelos não estará a vender tanto como seria de esperar e, aliás, o próprio formato de smartphone compacto pode ter os dias contados. São más notícias para quem prefere telefones compactos.

Lei Jun justifica o "fracasso" do smartphone Xiaomi 13

smartphone Xiaomi 13
O smartphone Xiaomi 13 e respetivos acessórios.

O mais compacto e modesto modelo deste trio é o Xiaomi 13 com o seu ecrã de 6,36 polegadas. Seria uma excelente compra para quem procurasse um smartphone compacto, tendência que, conforme avança o próprio CEO da empresa, está em decadência.

Pese embora este seja um telemóvel Android topo de gama de última geração, com a melhor qualidade de construção que a marca alguma vez colocou num terminal, o seu formato compacto terá pouco apelo. Esta é uma das principais conclusões apontadas por Lei Jun para justificar as magras vendas do modelo.

O homem forte da Xiaomi afirmou, através de uma publicação no seu perfil da rede social chinesa Weibo, que não acredita no sucesso de vendas de smartphones compactos. O próprio formato, de ecrã menor, terá cada vez menos procura pelo público.

Smartphones compactos não têm o apelo das versões Ultra e Pro

LEi Jun Weibo
Publicação origial de Lei Jun na rede social chinesa Weibo.

Lei Jun considera que o tempo e recursos investidos no desenvolvimento de um smartphone topo de gama compacto, que só atrairá uma percentagem diminuta dos consumidores, não faz muito sentido.

Por outras palavras, perante as magras vendas e escassa procura pelo modelo de menores dimensões, o mérito da sua existência é questionada pelo próprio CEO da Xiaomi.

Isto dito, é provável que numa próxima geração como a gama Xiaomi 14 os ecrãs compactos sejam fiquem no passado. Isto dito, mesmo comparando o ecrã de 6,36 polegadas do Xiaomi 13 com o do Apple iPhone 14 e Galaxy S23, ambos com ecrãs de 6,1 polegadas, não convencem o executivo.

Que futuro para os smartphones compactos?

Em suma, é improvável que a Xiaomi volte a lançar um topo de gama compacto perante esta posição pública do CEO. Sucintamente, não há justificação económica para o investimento de tempo e recursos num modelo que atrai cada vez menos consumidores.

Por fim, recordamos que a gama Xiaomi 14 só deve ser apresentada no final de 2023, na China, com a chegada à Europa a ocorrer no 1.º trimestre de 2024.

A preferência do executivo está marcadamente entregue aos modelos de maiores dimensões como o novo Xiaomi 13 Ultra.

The magic of street photography lies in the spontaneous moments around us. With Leica professional street photography, you can capture those moments with a simple lift of your hand. #Xiaomi13Ultra pic.twitter.com/g6oTv3n6Ey

— Lei Jun (@leijun) 21 de abril de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.