Xiaomi 13 e Xiaomi 13 Pro serão bem melhores que ambos os Xiaomi 12

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Os smartphones Xiaomi 13 e Xiaomi 13 Pro estão atualmente em preparação no seio da fabricante chinesa liderada por Lei Jun. Com efeito, aguardamos primeiramente pelo anúncio da Qualcomm, com o Snapdragon 8 Gen 2 a ser uma quase certeza nos telemóveis de próxima geração.

Em seguida, contamos com o anúncio da própria marca, durante o próximo mês de dezembro, muito provavelmente em meados a final do mês, na China. Todavia, para a Europa e demais mercados globais estes dispositivos móveis podem fazer-se esperar até meados do 1.º trimestre de 2023.

Melhorias consideráveis face aos atuais Xiaomi 12 e Xiaomi 12 Pro

Xiaomi 12 Pro e Xiaomi 12

Em particular é agora apontada uma séria redução das margens ou bezels para ambos os smartphones da gama Xiaomi 13, mesmo que os seus antecessores já apresentassem uma moldura reduzida. As informações são avançadas pelo leaker Digital Chat Station.

O leaker aponta que o Xiaomi 13 terá um ecrã OLED com margens ligeiramente curvas, com o painel a ser fabricado por uma entidade chinesa não especificada até ao momento. Desse modo, podemos ter a empresa CSOT ou BOE a fabricar os ecrãs para a próxima geração de smartphones topo de gama desta marca.

Margens reduzidas para ambos os modelos de Xiaomi 13

Alleged image of the Xiaomi 13Xiaomi 12 looks way better pic.twitter.com/TD0YRTP5ml

— Anthony (@TheGalox_) 14 de outubro de 2022

Por outro lado, de acordo com a mesma fonte, para o modelo topo de gama, Xiaomi 13 Pro, a Samsung será a escolhida. Neste modelo contamos assim com um ecrã Samsung AMOLED E6, um dos seus ecrãs de última geração com alta taxa de atualização (variável) dos conteúdos.

A mesma fonte refere que o Xiaomi 13 terá um ecrã de 6,26 polegadas de diagonal, ao passo que o modelo Pro contará com um painel de 6,7 polegadas, muito à semelhança da geração anterior.

Para além disso, o primeiro terá uma resolução de 1,5 K, superior ao padrão Full-HD+. Já o segundo modelo (Pro), contará com resolução máxima 2K para o seu ecrã.

Processadores Snapdragon 8 Gen 2 são os chipsets prováveis

Xiaomi 13: 67w charging Xiaomi 13 Pro: 120w charging pic.twitter.com/mfsH3nHpip

— Anthony (@TheGalox_) 17 de outubro de 2022

As fugas de informação sugerem a utilização de um sensor Sony de 50 MP na câmara principal do modelo base. Porém, no modelo Pro esta câmara será melhor ainda com o sensor Sony IMX989 de 1 polegada e 50 MP de resolução.

Por outro lado, a capacidade das baterias usadas ainda não é conhecida, apesar de ser apontada uma célula de 4 820 mAh para o modelo Pro. Para além disso, no modelo base teremos carga rápida a 67 W e, apenas no Pro, o padrão de carga a 120 W.

Por fim, contamos também com a interface MIUI 14, baseada já no Android 13 da Google, numa das primeiras distribuições desta UI a estrear até ao final do ano. Entretanto, contamos também com a apresentação dos smartphones Redmi Note 12.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.