Xiaomi 13 e Redmi Note 12: revelados novos detalhes dos smartphones Android

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A Xiaomi já colocou uma miríade de dispositivos móveis no mercado em 2022. Em particular destacamos os Xiaomi 12 que estrearam no final de 2021, na China com três modelos, os Xiaomi 12, Xiaomi 12 Pro e Xiaomi 12 X. Entretanto, a fabricante atualizou esta gama com os modelos S, exclusivos para o mercado doméstico da China.

Por outro lado, para os mercados globais contamos com o lançamento dos Xiaomi 12T já em setembro próximo antes mesmo de a fabricante alinhar o lançamento da próxima gama Xiaomi 12. Em simultâneo, a marca estará também a preparar a gama Xiaomi Redmi Note 12 para o segmento de entrada e de gama média com novos smartphones acessíveis.

Gama de smartphones Xiaomi 13 será alimentada pelos próximos Snapdragon 8 Gen 2

Xiaomi 12
Imagem alusiva à atual gama de smartphones Xiaomi 12

À medida que nos aproximamos assim do quarto trimestre de 2022, período onde teremos novos lançamentos de topo no seio desta empresa tecnológica, assistimos à chegada de várias informações à Internet. Em particular, as habituais certificações que precedem a apresentação de novos dispositivos e sem as quais estes não podem ser comercializados.

Isto traz-nos agora à luz a descoberta feita pela publicação MySmartPrice na qual deteta pelo menos duas novas gamas de smartphones Xiaomi. A saber, os Xiaomi 13 Redmi Note 12, equipamentos móveis que dominarão o primeiro semestre de 2023.

Xiaomi 2210132G, 2211133G visit EEC, possibly the Xiaomi 13 series devices or some more Xiaomi 12 lineup devices for the global market.#Xiaomi #Xiaomi13series pic.twitter.com/gmeoINgsg5

— Mukul Sharma (@stufflistings) 22 de agosto de 2022

Segundo a fonte supracitada, em causa está a certificação EEC (Comunidade Económica Europeia), ou seja, a que mais nos interessa enquanto cidadãos europeus e consumidores locais. Mais ainda, a publicação refere os números de modelo 2210132G e 2210133G para os próximos equipamentos da gama Xiaomi 13.

Temos ainda dois modelos de smartphones Redmi com os números de modelo 22101316G e 22101316UG, também já certificados pela mesma entidade. Note-se que a letra "G" no final do número de modelo, por via da regra refere-se às versões globais dos equipamentos em questão.

Os novos smartphones Xiaomi 13 podem estrear em novembro de 2022

Ainda que seja manifestamente precoce apontar certezas, os rumores sugerem uma apresentação antecipada este ano. Mais concretamente, no final de novembro, coincidindo quase com a apresentação da próxima gama de processadores Qualcomm.

Em causa estão os Snapdragon 8 Gen 2, a próxima grande gama de chipsets Snapdragon topo de gama. Além disso, tem vindo a ser referido que estes smartphones Xiaomi utilizarão a melhor tecnologia de ecrãs disponíveis no mercado.

Planning for several Snapdragon 8 Gen 2 (and 7 Gen 2, tentative name) powered smartphones has started. Not just the Diwali season, the year end will also be flooded with devices.

— Mukul Sharma (@stufflistings) 23 de agosto de 2022

Tal como aponta o leaker Mukul Sharma, o final de ano estará repleto de novos modelos a usar este chipset Snapdragon. Para além disso, contamos com o suporte para carregamento rápido da Xiaomi até 100 W e sem-fios até 50 W, auxiliado pelo chip Surge P1 desenvolvido pela própria Xiaomi.

Por fim, também a gama de smartphones Xiaomi Redmi Note 12 deve ser apresentada em novembro deste ano. Porém, ambas as gamas só devem fazer a sua estreia na Europa durante o 1.º trimestre de 2023, possivelmente em março desse ano.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.