Google: 10 dicas para otimizar a pesquisa Google em Portugal

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A inteligência artificial aplicada à Pesquisa Google melhora constantemente para entender o que o utilizador procura no motor de busca. Esta componente, a IA, desempenha um papel importante para mostrar resultados úteis nos mais diversos temas e curiosidades das pessoas em Portugal e no mundo.

Todavia, se, por um lado, a IA ajuda a alimentar os resultados da pesquisa, por outro, existem truques que o utilizador pode aplicar à sua pesquisa para encontrar resultados mais relevantes. A pensar nisso, damos a conhecer as 10 dicas da própria Google para uma pesquisa mais eficaz.

10 Dicas Google para fazerem a melhor pesquisa em Portugal

  1. Pesquisar por X ou Y: isto originará resultados relacionados com X, Y ou ambos. Em vez da palavra “or” também pode usar o sinal de pontuação “|”.
  2. Para encontrar uma correspondência exata no Google, colocar a frase de pesquisa entre aspas.
  3. Utilizar o menos para excluir palavras da pesquisa.
  4. Procurar por páginas que tenham no título a palavra pesquisada.
  5. Colocar “..” entre dois números para pesquisar por um intervalo de preços específico.
  6. Restringir a sua pesquisa a uma página web específica colocando o operador “site:” seguido do domínio onde pretende procurar a informação.
  7. Pesquisar dentro dos links por uma palavra ou palavras específicas. Os resultados vão trazer apenas os links que contêm a palavra pesquisada. Se adicionar um site na pesquisa, pode refinar ainda mais os resultados.
  8. Utilizar o operador “define:” antes de uma palavra para encontrar a definição desse termo. Trata-se de um dicionário integrado ao Google.
  9. O operador de pesquisa “filetype:” limita os resultados de pesquisa a arquivos de um formato específico, por exemplo, pdf, docx, txt, ppt, etc.
  10. Combinar os diferentes operadores de pesquisa para ter mais precisão nos resultados.

Há, contudo, mais hábitos que, aliados a estas dicas para uma melhor pesquisa, podem mudar a forma como se navega online. Ou seja, contribuindo para chegarmos mais rapidamente à informação que procuramos através deste motor de busca.

5 conselhos extra e "segredos" divulgados pela Google

1. Entender como funciona a Pesquisa. Mesmo antes do momento da pesquisa, o Google organiza as informações das páginas Web no índice de Pesquisa. O índice é semelhante a uma biblioteca, com a diferença de que contém mais informações do que todas as bibliotecas do mundo juntas.

Portanto, sempre que se realiza uma pesquisa, os algoritmos da Pesquisa Google selecionam os resultados mais relevantes e úteis, de centenas de milhares de milhões de páginas Web do nosso índice.

2. Pesquisar por voz. É possível realizar pesquisas, ver rotas e criar lembretes por voz. Para isso, basta abrir a aplicação do Assistente Google no seu smartphone ou simplesmente dizer “Ok Google” para começar a usar o seu assistente pessoal.

3. Pesquisar através de uma imagem. Saiba mais sobre uma imagem ou os objetos ao seu redor ao fazer uma pesquisa por imagens. Basta aceder a images.google.com e escolher entre carregar uma imagem; arrastá-la e soltá-la; ou pesquisar com um URL, com a imagem de um site ou a imagem dos próprios resultados da pesquisa.

4. Pesquisar num período de tempo. É possível restringir a pesquisa a um intervalo de data específico e ver apenas o conteúdo publicado durante esse período. Isso pode ser útil se quiser entender os desenvolvimentos de uma notícia num determinado momento, por exemplo.

5. Não inserir a resposta à pergunta. Muitas vezes, pode acontecer já suspeitar de uma resposta, mas querer apenas confirmar essa informação. Nesses casos, não inclua a resposta, pois pode influenciar os resultados da própria pesquisa.

Por exemplo, se pesquisa “Os golden retrievers pesam 85 quilos”, corre-se o risco de encontrar “85 quilos” na página web de resultados, mesmo que essa não seja a resposta correta.

Em vez disso, pesquise apenas por "peso dos golden retrievers". Isto para obter uma variedade de resultados e poder chegar à resposta. Lembre-se ainda de conferir credibilidade da fonte.

Por fim, um estudo recentemente divulgado pela Google concluiu que, apesar das pessoas usarem os motores de pesquisa diariamente, a maioria (58%) não conhece truques para otimizar a sua pesquisa online.

What’s for dinner? With Search, you can browse restaurants that fit your tastes, filter for the right place *and* book a table instantly.🍴 Find your next bite tonight → https://t.co/it513SWBAp pic.twitter.com/OyzZ0Tcm4w

— Google (@Google) 19 de agosto de 2022

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.