WWDC 2018 focar-se-á no novo ''vício'', o ecrã e a tecnologia - Bloomberg

Rui Bacelar
2 Junho, 2018
Apple iPhone android smartphones vida amorosa tecnologia
O impacto dos smartphones e da tecnologia na nossa vida e no dia a dia será um dos temas abordados. ©reuters

Começa na próxima segunda feira, dia 4 de junho, a WWDC 2018, a conferência anual dedicada aos programadores de software para dispositivos da Apple. Chama-se World Wide Developers Conference e é um dos pontos altos do ano para o mundo da tecnologia. Agora, a Bloomberg revela o tema central desta conferência.

Para todo e qualquer entusiasta de tecnologia, seja ou não utilizador de dispositivos Apple (iOS, macOS, watchOS ou tvOS), teremos novidades. Em seguida abordaremos cada um destes formatos, dando a conhecer tudo aquilo que poderá ser apresentado.

Vê ainda: Apple introduzirá o ”Dark Mode” para o macOS 10.14 na WWDC 2018

Em primeiro lugar, tal como nota a Bloomberg, a Apple tem sido criticada pela natureza algo vaidosa do seus dispositivos móveis. Posto isto, a empresa liderada por Tim Cook abordar em primeiro lugar os seus planos para combater algumas das recentes preocupações com a tecnologia.

Mais concretamente, a dependência dos nossos dispositivos móveis para todo e qualquer tipo de tarefa. Um autêntico vício que tentará ser mitigado com a introdução de novas funções para o software dos nossos iPhones.

O vício na tecnologia, no ecrã e na Web como tema central da WWDC 2018 - Bloomberg

A conferência WWDC 2018 dar-nos-á a conhecer tudo aquilo que tem vindo a ser desenvolvido pela Apple relativamente ao seu software. Teremos aí um vislumbre das suas ambições futuras para o hardware, sempre sem perder o foco no software, tema central de todo o evento. Por norma temos melhorias para o sistema operativo presente no iPhone, iPad, Mac, Apple Watch, Apple TV, etc. São novas funções que nos deixarão mais colados ao ecrã, ao sofá ou à cama, consoante o tipo de utilização de cada pessoa.

iOS iPhone Apple iPad WWDC 2018 Bloomberg  tecnologia
Passamos cada vez mais tempo presos ao ecrã, um hábito pouco saudável.

Todavia, na WWDC 2018 a preocupação será exatamente a oposta. Passar menos tempo à frente do nosso iPhone, do nosso computador (contra mim falo), ou outro dispositivo.

Para tal a Apple implementará no software de sistema novas funções para vigiarmos de perto os nossos hábitos de utilização da tecnologia. Para sabermos exatamente quanto tempo passados imóveis, a olhar para um ecrã.

Saúde digital e consciência digital, a preocupação da Apple

Acredita-se que nesta WWDC seja apresentada uma nova iniciativa, a Saúde Digital ou Digital Health. Aí, teremos uma série de ferramentas para nos ajudar a controlar um vício já descontrolado.

Algo que deverá estar presente dentro do iOS 12, dentro das Definições deste sistema operativo para iPhone e iPad. Este último ponto foi bastante vincado pela Bloomberg.

Bloomberg WWDC 2018 Apple Watch Series 3 Apple iPhone X Android tecnologia
A saúde passa não só pelo exercício físico mas também pelo bem-estar mental.

Citando uma fonte familiar com os planos da Apple, a Bloomberg avança o seguinte. "Precisamos de ter as ferramentas e informações necessárias para perceber como é que consumimos conteúdos multimédia". Declarações de Tony Fadell, um dos antigos executivos da Apple, envolvido no desenvolvimento do iPhone original e do iPod.

Segundo esta fonte da Bloomberg, o nosso smartphone passou a ser um vício. Uma preocupação e não só uma ferramenta ou gadget de ter por casa. A preocupação é crescente à media que passamos mais tempo "colados" ao ecrã.

Vê ainda: Google I/O 2018 dará ênfase à utilização responsável do Android

A Apple está ciente deste risco para os utilizadores a para todo o tecido da sociedade atual. Como tal, promete implementar um controlo parental mais "robusto", fazendo uso das suas palavras.

A Google tomou uma postura similar, sendo este um dos vetores da conferência Google I/O que teve lugar em maio passado. Agora, a Apple tomará a mesma postura durante a sua WWDC. A saúde, física e mental e a preocupação com o tempo passado "na Web".

Estaremos atentos às novidades da Apple durante esta edição da WWDC.

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).

Mais na 4gnews

Google Play Store: 18 Apps e jogos Premium que estão agora Grátis
Google Play Store nova versão da APK disponível para download
Opera para Android já te dá uma VPN grátis (download APK)
iPhone de 2020 pode ter processador com nova tecnologia
Xiaomi é a exceção à regra e cresce seriamente em 2018
Apple AirPods 2 revelados de forma oficial! Chegou o carregamento sem fios

Artigos que não podes perder

Como encontrar o telemóvel Android com a ajuda do Google
Os smartphones com os melhores processadores - Outubro 2018
CTT: como fazer desalfandegamento online de encomendas em 3 passos!
Como recuperar mensagens apagadas: SMS Android, WhatsApp e Facebook Messenger
Os 13 melhores emuladores Android para correr jogos e apps no computador
Os 10 melhores telemóveis chineses a ter em atenção em 2018