Apple WWDC 2017
Entre os dias 5 e 9 de junho terá lugar a WWDC 2017

O tempo passa a voar. Ainda há pouco demos as boas vindas a 2017 e já estamos quase a meio do ano…Bom, pelo menos estamos quase a conhecer as novidades da Apple. Sim, a gigante de Cupertino está prestes a começar a sua maior conferência dedicada ao software, a WWDC 2017 começa já amanhã e só terminará no dia 9 de junho. Eis o que esperar!

Vê ainda: Motorola – O momento exato em que a “Lenovo Moto” chegou ao fim

A WWDC 2017 (worldwide developers conference) é uma conferência realizada pela Apple anualmente para mostrar ao mundo aquilo que tem sido feito e desenvolvido em Cupertino. O seu público alvo são os programadores e desenvolvedores de software e, consequentemente, todos os entusiastas de tecnologia. Principalmente quando também poderemos ficar a conhecer novos equipamentos como os novos iPad Pro para 2017.

   

Este ano a WWDC 2017 decorre entre os dias 5 e 9 de junho no McEbert Convention Center na cidade de São José, estado da Califórnia. A apresentação e palestra inicial começará às 18 horas (GMT) ou às 14 horas de Brasília. Até lá, vejamos tudo aquilo que pode ser apresentado.

iPhone 8 na WWDC 2017?

Este é o rumor em que menos acredito e que ao mesmo tempo seria o mais incrível. O anúncio do iPhone 8 durante a WWDC 2017 seria algo inédito e surpreendente. Duvido muito, mesmo muito que tal venha a acontecer, sobretudo porque esta conferência é dedicada ao software e não tanto ao hardware. Contudo, há sempre uma hipótese de vermos o iPhone 8, pelo menos um vislumbre ou referência ao smartphone durante o evento. Este sereia o iPhone comemorativo dos 10 anos sobre o lançamento do primeiro smartphone da Apple.

WWDC 2017
Possível iPhone 8, ao centro

 Novos iPad’s na WWDC 2017

Enquanto que a nível de software as principais novidades recairão sobre o iOS 11, a próxima versão do sistema operativo da Apple para dispositivos móveis, podemos ter alguns anúncios de hardware como uma concorrente à Google Home, com a Siri, obviamente e claro, os novos iPad Pro. Contudo, será que ainda compensa investir neste segmento de mercado?

Segundo os últimos rumores, avançados pelo site phonearena, podemos ter dois novos iPad Pro, as versões atualizadas para 2017 do maior dos tablets. Com 12.9 polegadas e 10.5 polegadas, tamanhos apontados para os novos iPad Pro e as novidades não se ficam por aqui. Em primeiro lugar, o iPad de 9.7 polegadas não terá sucessor e deverá ser descontinuado em breve.

Vimos ainda alguns rumores que sugeriam a remoção do botão físico com o leitor de impressões digitais Touch ID, sendo este incorporado diretamente no ecrã, na tela do tablet. Algo que também já tem vindo a ser apontado para o próximo Apple iPhone 8 e que, tal como este, para já não passa de especulação.

No interior destes iPad Pro teremos algumas melhorias de hardware como o novo processador Apple A10X e a possível inclusão de novos altifalantes stereo, bem como uma mudança de posição dos microfones. Para além disso pouco mais tem sido dito, ou sugerido, para os próximos tablets da Apple.

iOS 11 – o ponto alto da WWDC 2017

WWDC 2017
A WWDC 2017 começa no dia 5 de junho e acabará no dia 9

Sem grandes surpresas, a maior revelação da WWDC 2017 será mesmo o iOS 11. Esta será a próxima versão do sistema operativo da Apple para dispositivos móveis e estará presente na próxima geração de iPhones. As fugas de informação relativamente ao software tem sido muito poucas mas, eis o que esperar.

A maior novidade do iOS 11 estará na aplicação iMessage, ou melhor, na possibilidade de ligar diretamente via FaceTime aos teus contactos que utilizarem um iPhone. Para além disso também ouvimos alguns rumores que sugeriam a possibilidade de fazer chamadas em grupo com o FaceTime, muito à semelhança do Google Hangouts mas para “apenas” 5 pessoas em conferência.

Teremos variadas melhorias de desempenho, autonomia e até um novo modo de bateria baixa mais ciente do teu ritmo de utilização e aplicações favoritas. De resto, teremos que esperar para ver o que a Apple tem preparado para este iOS 11.

O watchOS também deverá receber novas funcionalidades e sobretudo melhorias a nível da gestão de energia e fluidez geral deste sistema operativo para wearables como o Apple Watch.

 A Siri, mais inteligente

A Siri foi uma das primeiras assistentes virtuais a equipar um smartphone. Contudo, nos últimos anos sentimos que esta inteligência artificial não tem recebido grande atenção da Apple. Hoje em dia temos várias alternativas bem mais inteligentes do que a Siri e acredito que a Apple tenha perfeita noção disso mesmo.

Temos visto alguns rumores em sites mais dedicados à maçã sobre o upgrade que estará a ser preparado par aa Siri, integrando-a melhor com as mensagens, com a tua conta de iCloud e com o serviço Apple Music. Este último também deverá ter algumas novidades a ser preparadas.

Finalmente um rival para a Google Home ?

Por último, temos visto alguns rumores que indicam um novo hardware. Refiro-me à alternativa para a Echo da Amazon ou o Google Home. Segundo consta, nesta WWDC 2017 podermos ficar a conhecer o hub inteligente da Apple para tornar as nossas casas mais inteligentes.

Este hardware poderá utilizar a Siri como inteligente artificial e controlar vários eletrodomésticos, iluminação, entre outros. Segundo a Bloomberg, a Apple já terá começado a produção em larga escala deste dispositivo. Para se diferenciar da concorrência  este hardware oferecerá uma qualidade de áudio aprimorada e uma integração profunda com os serviços da Apple. Desde os equipamentos da “Home Kit” até aos serviços da Apple Music.

Estaremos atentos às novidades da WWDC 2017 e não nego que gostaria de ver algumas surpresas vindas da Apple. E tu, o que gostarias de ver nesta WWDC 2017?