O Windows 10 está a atualmente a receber uma atualização, denominada KB4532693. Ao que parecia ser uma atualização normal, está a trazer um erro bastante incomodativo, de acordo com vários utilizadores. Após atualizar, todos os ficheiros no ambiente de trabalho e nos perfis desapareceram.
A atualização foi enviada no dia 11 de fevereiro com o nome de February Cumulative Update for Windows 10. De acordo com os utilizadores, ícones personalizados desapareceram e o fundo do ambiente de trabalho voltou ao logotipo do Windows por definição.
Essencialmente, as configurações pessoais desapareceram todas e o sistema não reconhece utilizadores já estabelecidos. Aparentemente, utilizadores também tiveram este problema com a atualização lançada em janeiro, dando um início de 2020 bastante atribulado ao sistema operativo da Microsoft.
Microsoft avisa estar ciente da situação
A Microsoft indica estar ciente da situação, mas não providenciou soluções para o problema. O provável é que a Microsoft envie uma correção deste erro numa futura atualização, talvez só em março. No entanto, este erro devia ser corrigido o mais depressa possível, para evitar mais constrangimentos aos utilizadores.
Há uma forma de recuperar os ficheiros
De acordo com o site de apoio informático BleepingComputer, este erro é causado porque a atualização cria um perfil temporário durante a instalação. Contudo, em alguns casos, o Windows 10 não consegue recuperar o perfil original, deixando o utilizador com um perfil "vazio".
O BleepingComputer indica que reiniciar o computador pode resolver o problema. Caso contrário, eis um guia que pode ajudar-te, caso tenhas este problema:
- No Windows, abre o Disco Local (C:)
- Clica em "Utilizadores"
- Procura um perfil que termine em .000 ou .bak
- Abre esse perfil
A solução dada pelo BleepingComputer não requer muito conhecimento mas caso não te sintas confortável, o melhor é aguardar que a Microsoft corrija o erro.
Editores 4gnews recomendam: