Wi-Fi no Estádio do Dragão
Wi-Fi no Estádio do Dragão

Quantas vezes deste por ti num estádio de futebol a tentar aceder à Internet através dos dados móveis e não conseguiste? Por mim falo, muitas vezes já o aconteceu. Quando frequento o estádio do meu clube e ao intervalo pego no telemóvel para ir ao messenger responder a uma ou outra mensagem não consigo, tendo que esperar até ao início da segunda parte para que o consiga fazer.

Vê ainda: Já é possível levantar dinheiro no Multibanco sem recurso ao Cartão Bancário

Há algumas semanas, estive no estádio do Barcelona onde assisti a um jogo do gigante espanhol. De notar que todas as partes do estádio eram abrangidas por um sistema de Wi-Fi, com uma conexão bastante boa. Agora, parece que querem trazer tal inovação para Portugal.

   

Apesar de no passado, o SL Benfica já ter implementado uma solução Wi-Fi, surgiu agora a possibilidade de o FC Porto juntamente com a Cisco, tornar o Estádio do Dragão o primeiro complexo desportivo a implementar a Cisco Connected Stadium WiFi.

Numa primeira fase, a tecnologia apenas estará disponível nas bancadas VIP para cerca de sete mil espetadores, sendo que o objetivo será mais tarde abrangir não só esta área como o resto do estádio. A implementação de um sistema de Wi-Fi de alta densidade traz as suas vantagens e desvantagens.

Este sistema permitirá descongestionar as redes telefónicas móveis porque durante os jogos os espetadores ao utilizarem as suas apps e ao navegarem na web, congestionam as redes móveis e criam problemas na rede voz. Permitirá também aos adeptos navegar com qualidade, rapidez, simplicidade e fiabilidade, na Internet e nas redes sociais ao longo dos jogos.

Mas será mesmo preciso acesso à Internet no Estádio?

Apesar de ter os seus aspetos positivos, a disponibilização de Wi-Fi também pode ser visto como algo prejudicial. Se hoje em dia os smartphones, tablets, computadores e outros dispositivos tecnológicos nos tiram algum tempo do dia, e por vezes deixamos de socializar com alguém ou de realizar alguma atividade à custa destes, imagina num estádio onde o objetivo é assistir a um jogo de futebol e apoiar a tua equipa, se a maior parte do estádio estiver “colado” ao telemóvel.

No entanto, não deixa de ser uma boa notícia para o mundo da tecnologia e para os fãs de futebol!

Outros assuntos relevantes:

DLC disponível gratuitamente para Titanfall 2 na próxima semana!

Sony revela uma nova PlayStation 4 Slim com um disco de 1TB

GTA Online: Veículos exclusivos disponíveis para venda a todos os jogadores