WhatsApp vai concorrer com o MBWay, Apple Pay e Google Pay já em 2020!

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

Depois de ter testado o seu novo serviço de pagamentos na Índia — WhatsApp Payments — a empresa parece estar a postos para disponibilizar o serviço para todas as empresas ainda antes do final do ano.

De acordo com o The Economic Times, após conseguir resolver todas as barreiras colocadas pelo governo indiano, o serviço está finalmente pronto para ser lançado a 100%. Muito provavelmente, iremos ver o WhatsApp expandir esta nova plataforma de pagamentos para os restantes mercados já durante o próximo ano.

Assim sendo, tudo indica que os restantes serviços de pagamentos através de smartphones — MBWay, Apple Pay e Google Pay — poderão ter um novo rival. Ainda que numa fase muito inicial, a grande base de utilizadores da aplicação de mensanges, vai certamente dar um grande 'boost' na popularidade da nova plataforma.

Poderá o WhatsApp Payments substituir o MBWay, Apple Pay e Google Pay em Portugal?

Este é um cenário que parece muito pouco provável. Especialmente porque, esta plataforma tem como base a comunicação já existente entre clientes e empresas através do WhatsApp, pratica que é muito pouco comum em Portugal.

No entanto, com a implementação do suporte para pagamentos, é possível que as empresas a operar em território nacional passem a olhar para a comunicação via WhatsApp com outros olhos. Atualmente, a preferência tem recaído sob o Facebook Messenger, mas a plataforma não suporta ainda nenhum tipo de pagamentos.

Considerando que tanto o Messenger como o WhatsApp pertencem ao Facebook, não seria de estranhar se a empresa de Mark Zuckerberg iniciasse uma grande campanha de marketing para que as empresas fizessem a transição para o WhatsApp Business.

Recentes medidas de segurança poderão ter papel fundamental

Certamente que o WhatsApp irá enfrentar mais algumas barreiras para conseguir realizar a transição desta nova plataforma para a Europa, especialmente no que respeita à segurança das transações. No entanto, poderão certamente tirar proveito do recém lançado suporte para os leitores de impressão digital.

Atualmente, esta funcionalidade é apenas utilizada para garantir a segurança dos conteúdos presentes na App. Mas certamente que não deverá ser muito complexo adaptar esta medida de segurança para a realização de pagamentos.

Editores 4gnews recomendam:

  • Usas o Youtube Web na tua televisão? Temos más notícias!
  • Facebook está a preparar um dispositivo de streaming para Netflix, Amazon e mais
  • Google Fotos vai copiar 'à descarada' o Instagram e o Facebook. Descobre como
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.