WhatsApp testa partilha de 'Status' diretamente no Facebook e outras Apps

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

O WhatsApp começou hoje a testar uma nova implementação no seu programa beta, deixando os utilizadores partilharem os seus 'Status' com o Facebook e outras aplicações. Esta é uma funcionalidade que está ainda em testes iniciais, e não chegará a todos os utilizadores em simultâneo.

Os utilizadores que já tiverem recebido a funcionalidade, vão passar a ver um novo botão por baixo do seu último 'Status' publicado. Em grande destaque está a opção de partilhar a publicação como uma Facebook Story, mas poderá ser partilhado em qualquer outra aplicação como o Instagram, Google Fotos, Gmail ou Messenger.

Será este o princípio da ligação entre o WhatsApp e Facebook?

Esta é uma funcionalidade que irá certamente dar que falar, especialmente depois da grande polémica gerada em torno dos planos de Mark Zuckerberg, em unir as plataformas de conversação do Facebook, WhatsApp e Instagram.

No entanto, representantes do WhatsApp garantiram ao The Verge que não existe nenhum tipo de ligação entre as contas das duas plataformas. Para implementar esta funcionalidade, utilizaram as APIs de partilha do iOS e Android, da mesma forma que fazem todas as outras aplicações.

Outro detalhe importante é que caso decidas partilhar o teu 'Status' numa outra plataforma pertencente ao Facebook, no seu sistema, estas publicações serão totalmente independentes. Desta forma, pretendem realçar o facto de que não existe qualquer interligação entre as diferentes plataformas.

Além disso, esta nova funcionalidade não terá a opção para realizar partilhas automáticas para o Facebook. De acordo com o WhatsApp, pretendem que esta seja uma funcionalidade em que o utilizador tem de realizar uma decisão ativa, não querendo que ativem uma opção que se possam esquecer facilmente no futuro.

Funcionalidade pode receber várias alterações em breve

É importante realçar que esta é uma funcionalidade disponível apenas na versão beta do WhatsApp, não havendo garantias de que irá chegar à versão estável.

Aliás, caso a polémica se torne demasiado grande, é possível que acabem por realizar várias alterações para que se apresente de uma forma diferente.

Editores 4gnews recomendam:

  • Facebook admite o quão irritantes são os pontos vermelhos. Vais poder desativa-los em breve
  • Instagram não tem políticas contra 'DeepFakes', confirmou o chefe da rede social
  • Cuidado: se compraste o Xiaomi Mi 9 SE na Europa, não faças a última atualização!
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.