WhatsApp terá função ainda melhor que os grupos na app de mensagens

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Há uma nova função com grande impacto a caminho da app de mensagens mais popular do mundo, o WhatsApp. Com efeito, temos um novo separador já presente na versão beta para Android e futuramente também para iOS (iPhone) que mudará a forma como usamos esta plataforma de comunicações instantâneas.

Trata-se de um novo separador ou aba, a figurar no topo da app para Android, que dará ao utilizador acesso direto às comunidades. É, ao que tudo indica, um atalho para uma nova secção atualmente em desenvolvimento que promete elevar os grupos de WhatsApp a novos patamares, mais útil e direto.

As novidades estão presentes na versão beta para Android do WhatsApp

As novidades foram primeiramente reportadas pelo portal WABetaInfo, publicação sempre atenta aos desígnios desta plataforma do grupo Meta. Mais concretamente, encontram-se disponíveis na versão de testes (beta) 2.22.6.9 para dispositivos Android.

Segundo as informações o grupo Meta está a preparar uma nova secção apelidada de Comunidades que poderá substituir os grupos de WhatsApp. Por outro, pode ser um novo setor para organizar os grupos de WhatsApp trazendo-lhes mais valências.

Importa notar que esta nova secção está disponível na supracitada versão de testes. Ademais, o novo separador para Comunidades vem também substituir a aba até então apelidada de Câmara, refletindo as prioridades do grupo Meta para o seu WhatsApp.

O (possível) futuro dos grupos de WhatsApp

Em suma, esta nova secção presente na versão de testes será um atalho para acesso rápido ao novo local das Comunidades, um termo abrangente que pode contemplar os grupos de WhatsApp, ou dotá-los de mais funções e utilidade no quotidiano.

De acordo com as fugas de informação as Comunidades serão um espaço de conversa com encriptação de ponta a ponta. Ou seja, uma versão mais segura dos atuais grupos de WhatsApp com privacidade reforçada pela criptografia na plataforma.

Todavia, de momento os executivos e representantes da empresa não divulgaram detalhes sobre esta que se espera ser uma das maiores atualizações a chegar à plataforma de comunicações.

Há mais novidades que já podem ser testadas no WhatsApp

Entretanto, os utilizadores que aderirem ao programa de testes - versão beta para Android - já podem experimentar a nova opção de pausa e retoma das gravações de voz. Será, sobretudo para quem tira partido dos áudios no WhatsApp, uma ferramenta útil.

Importa notar que estas novidades estão presentes, apenas, na versão 2.22.6.9 para dispositivos móveis Android. De qualquer modo, estas mesmas melhorias chegarão também à plataforma iOS (iPhone) num futuro próximo.

Por fim, note-se que nem todas as novidades chegam obrigatoriamente à versão estável da aplicação para ambas as plataformas, ainda que na maioria dos casos tal venha a suceder.

Editores 4gnews recomendam:

  • Motorola Moto G22: smartphone apresentado na Europa por 169 €
  • Apple apresenta 2 novos produtos muito aguardados na próxima semana
  • Samsung Galaxy M23 5G é o próximo smartphone barato a comprar na Europa
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.