WhatsApp prepara uma das maiores alterações à plataforma de mensagens

Rui Bacelar
Comentar

O WhatsApp prepara uma das maiores alterações à sua plataforma de comunicações instantâneas através da Internet, a possibilidade de usar vários dispositivos com uma mesma conta. A implementação continua a levantar desafios, mas está em pleno desenvolvimento.

Prova disso é a versão 2.21.30.16, disponibilizada hoje (9) através do canal de testes Beta fechada, para utilizadores inscritos na iniciativa Test Flight deste serviço. Aí, podemos ver duas abordagens a um mesmo conceito de multi-dispositivo para o WhatsApp.

A próxima grande atualização para o WhatsApp e WhatsApp Web

📝 WhatsApp Messenger beta for iOS 2.21.30.16: what’s new?WhatsApp is working on a Log out option, available for multi device functionalities in a future update! Demo video in the article! https://t.co/6lOUHadx9Z

— WABetaInfo (@WABetaInfo) 8 de fevereiro de 2021

As novidades já foram apuradas pelo portal WABetainfo, publicação atenta às novas implementações da empresa do grupo Facebook, agora descobrindo duas abordagens ao conceito de multi-dispositivo.

Será, assim que chegar, uma das maiores alterações, algo em que a plataforma tem vindo a desenvolver nos últimos anos.

Para o utilizador isto significa que poderão registar mais que um telefone, ou tablet, a um mesmo número de telefone. Portanto, se tiverem vários smartphones e dispositivos móveis e os queiram registar numa conta de WhatsApp, tal será possível.

Uma só conta, vários dispositivos móveis, este é o conceito base de multi-dispositivo para o WhatsApp. É também uma das implementações mais difíceis uma vez que a privacidade e segurança do utilizador tem que permanecer como prioridade.

Há duas abordagens ao conceito de multi-dispositivo no WhatsApp

O vídeo acima mostra-nos uma nova opção apelidada de "Log Out", a opção para Terminar Sessão o dispositivo da conta principal de WhatsApp. Nesta versão de testes a opção de desconectar os dispositivos vem substituir a opção de "Apagar conta" nos dispositivos conectados. Note-se, contudo, que na versão estável esta implementação pode sofrer alterações.

Ainda de acordo com a WABetainfo esta função estará disponível no WhatsApp Messenger e na versão Business, tanto para smartphones como para tablets como o iPad.

O multi-dispositivo poderá ser usado no WhatsApp Web. Esta é a primeira bifurcação. Na prática, o utilizador poderá usar o WhatsApp Web sem ter o dispositivo principal, por norma o telefone, ligado à Internet como meio de autenticação para uso da plataforma.

Para dispositivos móveis, o utilizador poderá conectar até 4 equipamentos à conta principal de WhatsApp. Na prática, será possível registar a conta de WhatsApp em até quatro telefones, ou tablets, medida que aumentará a versatilidade deste serviço.

Assim que chegar, o suporte para vários dispositivos associados a uma conta será uma das maiores alterações ao WhatsApp desde o seu lançamento. Para já, continua em desenvolvimento pela empresa do grupo Facebook.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.