WhatsApp prepara-se para introduzir esta função nos chats de grupo

Rui Bacelar
Comentar

O WhatsApp permitirá, muito em breve, fazer questionários e sondagens nos chats de grupo. As novidades estão em fase de teste, de momento apenas disponíveis na versão beta para iOS (iPhone), e deverão chegar também à versão para Android, em seguida com uma das próximas atualizações.

Trata-se de um reforço útil das capacidades entregues aos administradores de grupos do WhatsApp para colocar uma questão aos participantes. Portanto, da próxima vez que estiverem a combinar um jantar de amigos, já poderão tirar partido deste recurso.

Grupos do WhatsApp recebem a função de "Sondagem"

WhatsApp
Exemplo de criação de sondagem num chat de grupo no WhatsApp. Crédito: WABetaInfo.

As novidades foram primeiramente observadas e divulgadas pelo porta WABetaInfo, sempre atento aos desígnios da maior plataforma de comunicações instantâneas do mundo. Importa frisar que atualmente as "Enquetes" nos grupos de WhatsApp estão limitados à versão de testes (beta) da app para iOS (iPhone).

Mais concretamente, foi na versão 22.6.0.70 para iOS que as evidências da nova função foram detetadas. Trata-se de uma funcionalidade de compreensão fácil - poder colocar uma questão a todos os integrantes do chat de grupo no WhatsApp.

A ilustrar esta peça podemos ver a captura de ecrã com a nova funcionalidade de "Criação de Sondagem" na aplicação. Aí o administrador poderá colocar a questão publicamente para que os integrantes possam responder.

O próximo reforço para os chats e grupos de WhatsApp

WhatsApp is finally working on end-to-end encrypted group polls for a future update! What features should polls support?Follow me for more updates 🔥 pic.twitter.com/11d9imdVOV

— WABetaInfo (@WABetaInfo) 7 de março de 2022

Ainda que não seja visível, é provável que após a definição da questão o administrador possa colocar algumas opções de resposta, muito à semelhança do que já temos disponível, por exemplo, no Instagram. Estas serão as opções nas quais os participantes poderão votar, ou pelo menos esse é o entendimento da publicação supracitada.

A publicação menciona ainda que os participantes do grupo de WhatsApp poderão ver os resultados da votação, mais uma vez, uma possibilidade que vai ao encontro do que também já temos nos grupos de Facebook.

Será, portanto, um esforço de unificação da experiência de utilização entre as várias plataformas e redes sociais do grupo Meta. Por fim, resta saber quando é que também chegará à versão da app de mensagens para Android e respetivas versões estáveis.

Em suma, trata-se de uma nova opção para promover a interação entre os participantes dos grupos de WhatsApp. O seu funcionamento é simples, com bom potencial de utilização.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. Ocupa-se com as novidades de tecnologia na 4gnews. Email: ruifbacelar@gmail.com