WhatsApp prepara-se para incluir função que te vai salvar o dia

Rui Bacelar
Comentar

O WhatsApp trabalha agora na implementação de uma grande pré-visualização para as ligações (links) partilhados na sua plataforma de mensagens e comunicações instantâneas. Ainda em fase de testes, esta função poderá salvar o dia a alguns utilizadores.

Caso alguma vez tenham clicado numa ligação aparentemente inócua, segura e conhecida, só para se depararem com uma página obscura, com conteúdo para adultos, ou de natureza censurável, então apreciarão a próxima implementação a chegar ao WhatsApp.

Saberás sempre o que apresenta um link partilhado no WhatsApp

WhatsApp is testing a large link preview for a future update. pic.twitter.com/398d8VRpTZ

— WABetaInfo (@WABetaInfo) 6 de julho de 2021

A velocidade com que a rede social faz chegar novas funções à sua plataforma é digna de nota. Em 2021, aliás, temos visto um acelerar deste ritmo, com novas funções a chegar quase semanalmente à rede social e app de mensagens detida pelo Facebook.

Ainda que possa parecer trivial, esta novidade terá um impacto significativo junto dos utilizadores. Há ainda, e infelizmente, muita pirataria, pornografia, ou páginas com malware e outras ameaças a serem disseminadas através do WhatsApp.

Com efeito, um dos meios mais comuns é a partilha de ligações para páginas Web através dos grupos de WhatsApp, ou conversas privadas na plataforma. Por vezes basta clicar e abrir uma ligação errada, aparentemente pacífica, para termos o dia estragado.

Por isso, tal como aponta a publicação WABetaInfo, sempre atenta aos desígnios desta plataforma, a nova funcionalidade pode revelar-se extremamente útil. Na prática, o utilizador passará a ter uma pré-visualização grande e com imagens da página partilhada.

A função é atualmente testada na app Android do WhatsApp

WhatsApp Android
Esquerda: apresentação atual. Direita: apresentação futura das ligações. Crédito: AndroidPolice.

A nova implementação está presente na versão beta para Android número 2.21.14.15. A compilação está ainda em fase de testes e sob desenvolvimento, pelo que certos aspetos da mesma serão reforçados ou alterados até chegarem ao grande público.

Esperamos assim por uma apresentação das ligações e páginas Web mais similar à experiência de utilização do Telegram. Aliás, a plataforma rival há muito que apresenta não só uma maior descrição das páginas Web, como também o modo "Instant View".

Tal possibilidade pode deixar os utilizadores do WhatsApp abrir o artigo, ou pelo menos ler parte deste sem saírem da app de mensagens. Será uma salvaguarda para quem usa os seus serviços que saberá assim exatamente no que está a clicar.

Em síntese, caso venha a ser aplicada e distribuída, esta função dará aos utilizadores mais informações antes de estes abrirem um link. Algo que pode fazer toda a diferença consoante o teor do conteúdo partilhado.

Por fim, não sabemos de momento quando, ou se, tal implementação será efetivamente aplicada e distribuída. No entanto, é provável que marque presença tanto na versão para Android como para iOS desta plataforma de comunicação instantânea.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.