WhatsApp para iOS tem finalmente uma das melhores funções da versão Android

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A possibilidade de enviar imagens em alta resolução através do WhatsApp ficou disponível para os utilizadores da app de mensagens em ambiente Android durante o verão de 2023. Todavia, até ao momento os utilizadores de iPhone continuavam à espera da mesma possibilidade em ambiente iOS.

Felizmente, segundo aponta a publicação WABetaInfo, a espera está a terminar. Sem truques, hacks ou envio de imagens como ficheiros, os utilizadores de iPhone terão acesso a esta mesma possibilidade, atualmente em fase de testes com distribuição muito limitada. É, em todo o caso, sinal que tal funcionalidade está prestes a ficar disponível para o grande público.

Envio de imagens e vídeos em HD chega em breve ao iPhone

WhatsApp iOS
Captura de ecrã ilustrando a nova opção a chegar ao WhatsApp para iOS. Crédito: WABetaInfo

Temos assim os primeiros indícios da chegada de tal opção ao WhatsApp para iOS, a possibilidade e enviar fotografias e vídeos em alta resolução. No entanto, a sua implementação será algo distinta da função equivalente na versão para dispositivos móveis Android.

Ao passo que na versão do WhatsApp para Android esta possibilidade é fácil de usar e compreender - temos a opção de selecionar uma imagem ou vídeo da Galeria e enviar em HD, no iOS temos algumas particularidades. Na prática, estes conteúdos serão enviados como Documento, como arquivo com tamanho máximo de 2 GB, mas preservando já a sua qualidade em HD.

Até ao momento, note-se, sempre que enviam uma imagem ou vídeo no WhatsApp a partir do iPhone, a sua qualidade é algo comprometida durante o processo de compressão. Felizmente, temos então uma solução já a ser trabalhada para iOS.

Tal como na app para Android, também teremos esta opção em iOS

📝 WhatsApp beta for iOS 23.23.1.74: what's new?WhatsApp is working on a feature to quickly send photos and videos as documents to preserve their original quality, and it will be available in a future update of the app!https://t.co/79IyKXFsVd pic.twitter.com/5kbde6IA1V

— WABetaInfo (@WABetaInfo) 3 de novembro de 2023

Tal como fica claro pela investigação da WABetaInfo, os utilizadores iOS nesta versão prévia poderão enviar as imagens e vídeos como se fossem outros ficheiros. De momento é esta a solução encontrada pelos responsáveis do WhatsApp para permitir a preservação da qualidade dos mesmos.

Importa frisar, porém, que a versão final deste sistema de envio em HD poderá diferir e, possivelmente, ser mais intuitiva tal como na atual versão da app para Android. Em todo o caso, resta-nos agora esperar pelo fim da versão de testes e aguardar pela distribuição da versão final, ainda sem data anunciada para distribuição oficial.

Entretanto, aconselhamos os utilizadores de iOS (iPhone) a manter a sua aplicação do WhatsApp atualizada, verificando para o efeito a existência de novas versões disponibilizadas através da loja oficial da Apple, a App Store.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.