iPhone bate recorde de vendas, mas receitas da Apple continuam em queda

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

A mais recente geração do iPhone é um sucesso entre os consumidores. A Apple acaba de revelar os seus resultados financeiros que incluem já as vendas da geração 15 do smartphone icónico.

O terceiro trimestre financeiro deste ano fica marcado pelo recorde de vendas do iPhone 15 que superou em número várias séries anteriores. Mas ainda assim, a Apple continua a viver uma tendência de queda nas suas receitas.

iPhone é um sucesso, mas linha de hardware afeta as receitas

imagem de grupo do iPhone 15
Ainda que o iPhone 15 seja um sucesso, a Apple continua a viver uma tendência de queda nas suas receitas Crédito@Apple

No terceiro trimestre de 2023, a Apple obteve uma receita recorde de 43,81 mil milhões de dólares (41,2 mil milhões de euros) com as vendas da nova geração do iPhone. Este valor traduz-se num aumento de 2,8% face ao ano anterior e, consequentemente, à geração 14 do iPhone.

"As receitas do iPhone superaram as nossas expectativas e estabeleceram um recorde para o trimestre de setembro", confirmou Tim Cook, CEO da marca, durante a conferência dedicada aos resultados financeiros do terceiro trimestre de 2024 que está agora fechado.

Em sentido inverso está a linha de hardware da marca. O iPad registou uma queda de 10% nas suas vendas, mas o departamento de computadores registou uma queda bastante mais acentuada de 34%. Por sua vez, a divisão de wearables registou também uma queda menos acentuada de 3,4% face ao período homólogo de 2022.

Contas feitas, a Apple registou uma receita de 89,5 mil milhões de dólares (84,2 mil milhões de euros) no terceiro trimestre de 2023. Tal traduz-se numa queda das receitas em 1%, face ao período homólogo do ano passado. Pela quarta vez este ano, a empresa de Cupertino regista uma redução nas suas receitas.

Serviços Apple continuam a ser uma das fontes mais rentáveis da empresa

Mas os serviços da Apple estão a igualar o sucesso do iPhone. Neste trimestre, os serviços registaram uma receita de 22,3 mil milhões de dólares (21 mil milhões de euros). Este valor significa um aumento significativo de 16,3% face ao ano anterior.

Tal como a série iPhone 15, também os serviços da Apple estabeleceram um novo recorde de vendas.

Aliás, ciente do sucesso desta área, recentemente a equipa de Tim Cook estabeleceu um novo objetivo para este departamento. A ideia é atingir a meta de 50 mil milhões de dólares (47 mil milhões de euros) em vendas anuais.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt