WhatsApp: o que acontece a quem não aceitar as mudanças de privacidade

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

Se tens acompanhado as novidades do WhatsApp (detido pelo Facebook), sabes que o Facebook terá tomado uma medida que não agradou a muitos utilizadores. Trata-se de uma medida anunciada em janeiro, que tem como propósito alterar as denominadas políticas de privacidade deste popular serviço de mensagens.

O pensamento inicial dos utilizadores foi de que o Facebook passaria a ter acesso às suas conversas no WhatsApp. E isso fez com que crescesse a popularidade de alternativas populares como o Telegram ou o Signal, que pessoalmente aconselho.

Inicialmente estava previsto que esta mudança tivesse de ser aceite pelos utilizadores até 8 de fevereiro, mas foi adiada para 15 de maio. Mas afinal o que acontece aos utilizadores se não aceitarem as novas políticas de privacidade até essa data? O WhatsApp já veio a público esclarecer isso mesmo.

Utilizadores não poderão ler ou enviar mensagens a partir da app se não aceitarem os Termos

Na prática, quem recusar os termos a partir de 15 de maio vai continuar a poder usar o serviço para fazer chamadas durante algumas semanas. No entanto, é referido que deixará de ser possível fazer o mais importante nesta app: ler ou enviar mensagens.

Num email analisado pelo TechCrunch, o WhatsApp escreve: “num curto espaço de tempo, estes utilizadores poderão receber chamadas e notificações, mas não poderão ler ou enviar mensagens a partir da app”. À mesma fonte, foi confirmado este plano.

É importante realçar que o WhatsApp não pretende, com estas mudanças, ler ou ouvir as tuas conversas no WhatsApp. Felizmente para os utilizadores na União Europeia, o Facebook não poderá excluir a sua conta se não aceitar os novos Termos e Condições.

Editores 4gnews recomendam:

  • WhatsApp insiste nos avisos de privacidade face ao crescimento da Telegram e Signal
  • WhatsApp Web: os melhores atalhos para usar no PC
  • WhatsApp: pode o telefone Android ser infetado ao descarregar uma foto?
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.