WhatsApp: não te deixes enganar pelo novo engodo que corre na plataforma

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

O alerta foi dado por WABetaInfo e dá conta de um novo esquema que tenta extorquir dinheiro aos utilizadores do WhatsApp. Com a passagem de ano prestes a acontecer, os meliantes intimidam os utilizadores para ceder às suas exigências.

Contudo, tal como é apontado pela fonte, tudo não passa de um engodo que visa aproveitar-se dos menos informados. Estes são levados a crer que o seu smartphone encontra-se bloqueado por terceiros e só mediante um pagamento poderão recuperar o acesso aos seus dados.

Mensagem de alegado hacking ao smartphone circula pela WhatsApp

Tal como está a ser informado, o esquema em causa tenta transmitir a sensação de vermos o nosso smartphone ser hackeado em tempo real. Através de várias mensagens, os autores mostram aos visados um alegado progresso na tentativa de roubar as informações pessoais destes.

Afim de colocar maior dramatismo na situação, os utilizadores são confrontados com uma contagem regressiva. Assim que esta termina, é informado que o smartphone foi totalmente controlado pelos hackers, adquirindo acesso às tuas mensagens, vídeos, fotos e outras informações importantes.

Perante isto, a já bem conhecida conta WABetaInfo informa os seus seguidores de que tudo não passa de um engodo. Na sua publicação pode ler-se "Se você receber qualquer mensagem como esta no WhatsApp, você não foi hackeado. É falso. Por favor, não entre em pânico. E se eles pedirem dinheiro, apenas ignore, denuncie como spam e bloqueie! Isso é muito importante".

É, por isso, importante consciencializar os nossos leitores para o que se passa nesta popular plataforma de troca de mensagens. Se te deparares com uma mensagem deste género, simplesmente ignora-a.

WhatsApp perderá suporte a milhões de equipamentos em 2021

Com o virar do ano, marca-se ainda o fim do suporte desta popular aplicação de troca de mensagens em milhões de smartphones. Em causa, estão dispositivos com versões equivalentes ou abaixo do iOS 9 e Android 4.0.3.

Ainda assim, importa notar que isto afetará apenas novas instalações ou novas verificações de conta nos dispositivos visados. Aqueles que já a tiverem instalada e a funcionar em pleno, não há razões para alarme.

Os responsáveis pelo WhatsApp afirmam que esta decisão visa melhorar a experiência de utilização da plataforma. A razão será a incompatibilidade de dispositivos mais antigos com algumas das novidades implementadas.

Editores 4gnews recomendam:

  • Gastos com aplicações atingem máximo histórico!
  • Spotify no aspirador Xiaomi Mi Robot-Vacuum Mop Pro? Sim, é possível!
  • Zoom será a próxima grande rival da Google e Microsoft! Entende como
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.