WhatsApp não é totalmente honesto numa das suas melhores novidades

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

Uma das mais recentes novidades implementadas no WhatsApp é a possibilidade de enviar imagens sem perda de qualidade. Disponível para Android e iOS, esta opção visa mitigar o desconforto de alguns utilizadores face à compressão que a app habitualmente aplica nestes ficheiros.

No entanto, novos relatos vêm colocar em causa a honestidade da plataforma detida pela Meta nesta funcionalidade. Segundo refere a publicação Livemint, o WhatsApp continua a comprimir fotografias enviadas mesmo que o utilizador não o deseje.

WhatsApp continua a comprimir imagens contra o desejo dos utilizadores

Para enquadrar esta notícia, importa esclarecer de que modo funciona a novidade implementada recentemente no WhatsApp. Caso utilizes a versão mais recente da aplicação, encontrarás a opção para escolher a qualidade das imagens que envias.

WhatsApp

Para isso, o utilizador deve dirigir-se às Definições - Armazenamento e dados - Qualidade de envio de fotos. Aí, terá três opções de escolha: automática, melhor qualidade ou poupança de dados.

A primeira opção faz com que o WhatsApp envie as tuas fotografias na qualidade original sempre que o smartphone esteja ligado a uma rede Wi-Fi. A segunda enviará as tuas fotografias sempre na qualidade original, ao passo que a última enviará ficheiros comprimidos para não sacrificar o plano de dados dos utilizadores.

Os testes desenvolvidos pela publicação Livemint revelam que, mesmo com a opção "melhor qualidade" ativa, o WhatsApp continua a implementar algum tipo de compressão nas imagens enviadas. Algo que vai contra aquilo que se esperava desta funcionalidade.

Este comportamento vem assim iludir os utilizadores menos atentos e é já encarado por alguns como deslealdade por parte do WhatsApp. Afinal de contas, a aplicação continua a fazer algo que se propôs a não fazer.

A esperança é de que os responsáveis pelo WhatsApp possam resolver este "problema" rapidamente. Se prometem o envio de fotografia sem perda de qualidade, então devem honrar esse compromisso.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.