PS5 Pro: novos rumores deixam os fãs ansiosos pela nova consola da Sony

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A PlayStation 5 só agora começou a ser vista com regularidade nas prateleiras das lojas, mas já se fala na sua sucessora. Com o lançamento da PS5 Pro para breve, a Sony prepara uma atualização tímida à sua poderosa consola.

O lançamento desta consola ainda gera algumas questões, mas há quem se mostre confiante que a PS5 Pro está efetivamente prestes a chegar ao mercado. Tese levantada pela publicação Insider Gaming, citando fontes anónimas.

PS5 Pro pode chegar às lojas no final de 2024

Apesar do constante avanço e recuo no que concerne a esta consola, esta fonte informa que a PS5 Pro está em fase de desenvolvimento. Esclarece ainda que a nova consola da Sony será lançada no final de 2024.

PlayStation 5 Pro

Infelizmente, não avança pormenores adicionais que nos possam indicar quais as novidades que farão parte desta versão da consola. As únicas pistas que temos resultam de uma patente submetida recentemente por Mark Cerny, responsável pelo desenvolvimento da PS5.

Esse documento sugere que a Sony Interactive Entertainment está a estudar meios de acelerar o desempenho da sua tecnologia ray tracing. Portanto, esta deverá ser uma das novidades da PS5 Pro, além de um melhoramento do desempenho e velocidade geral da consola.

Tais melhorias são perfeitamente plausíveis, senão vejamos aquilo que diferenciou a PS4 da PS4 Pro. A última chegou ao mercado com ligeiras melhorias no seu CPU e GPU que lhe conferiram um desempenho mais expedito face ao modelo original.

Quero ainda mencionar outros rumores que dão conta do cancelamento do desenvolvimento da PS5 Pro e PS5 Slim em favor do desenvolvimento da PS6. Com efeito, ainda é cedo para termos a certeza de que a PS5 Pro chegará no próximo ano.

Nova consola chegará às lojas a tempo do natal de 2023

Pese embora a PS5 Pro só deva chegar ao mercado em 2024, a Sony tem uma surpresa para os fãs ainda este ano. Ao que tudo indica, será no final de 2023 que a nipónica lançará uma nova versão da PlayStation 5.

Todos os rumores apontam que esta nova versão será modular, ou seja, contará com um leitor de discos removível. Esta versão deverá, progressivamente, substituir a PS5 atualmente nas lojas para diminuir os seus custos de produção.

Relativamente à próxima geração - a PS6 -, essa consola não deverá ser anunciada antes de 2028. Até lá, os jogadores permanecerão com a PS5 ou eventualmente a sua versão Pro.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.