WhatsApp: função popular vai chegar em breve a Portugal

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

O WhatsApp é uma das melhores aplicações de mensagens instantâneas, permitindo comunicar com a família, amigos e novos contactos em tempo real. Possui encriptação de ponta a ponta e até chamadas de vídeo, entre outras novidades ainda recentes.

A propósito, muito em breve deveremos ter também em Portugal outra das ferramentas atualmente em desenvolvimento e preparação no seio desta plataforma do grupo Meta. Em causa estão os Canais do WhatsApp, função "emprestada" da rede rival, Telegram.

Canais do WhatsApp são uma das novidades mais populares

Os Canais do WhatsApp servirão como plataforma de anúncios, comunicações e notícias dirigidas a um determinado grupo de interesse e / ou de influência. Aliás, para os utilizadores do Telegram a mecânica de funcionamento será exatamente a mesma no WhatsApp.

Porém, até ao momento esta funcionalidade estava disponível apenas nas versões de testes (beta) do WhatsApp. Entretanto, a mesma já fora anunciada oficialmente pela plataforma, chegando gradualmente aos primeiros países e regiões com acesso à função - Singapura e Colômbia.

Agora, mais recentemente, o mesmo WhatsApp veio distribuir esta funcionalidade - os Canais - para mais países. Entre estes conta-se o Egipto, Chile, Malásia, Marrocos, Ucrânia, Quénia e Peru. Ou seja, de momento um total de nove países já podem usufruir das novidades.

Tal como no Telegram, chegarão também à plataforma WhatsApp

Never miss a WhatsApp update again. The official WhatsApp channel is live in 🇸🇬 🇨🇴 🇪🇬 🇨🇱 🇲🇾 🇲🇦 🇺🇦 🇰🇪 🇵🇪Product launches? Yep. Special features? Oh yeah. Exclusive drops? Absolutely. Follow here: https://t.co/w9ohjxKra2 pic.twitter.com/ptqgQPP6sZ

— WhatsApp (@WhatsApp) 25 de julho de 2023

Porém, estamos ainda muito longe dos 180 países de todo o mundo em que o WhatsApp está disponível. Não obstante, o grupo Meta optou por fazer uma distribuição gradual e faseada das novas funções, de modo a conseguir estudar o seu impacto e corrigir potenciais erros, mas estando a atualização em curso.

Importa ainda frisar que qualquer utilizador poderá criar o seu Canal do WhatsApp, algo idêntico ao funcionamento dos canais presentes no Telegram. Portanto, para quem já estiver familiarizado com esta plataforma, não estranhará o novo recurso do WhatsApp.

Portugal também deve receber a nova função da app de mensagens

Q: When is Channels launching where I live?A: Right now Channels are only available in Colombia and Singapore. As soon as Channels are available in other parts of the world, we’ll let you know.

— WhatsApp (@WhatsApp) 16 de junho de 2023

Através dos canais do WhatsApp será possível partilhar um pouco de tudo. Sejam imagens, anúncios em texto, vídeos, sondagens e pesquisas, bem como ficheiros de áudio. Para já, contudo, a plataforma estará a aperfeiçoar a funcionalidade antes de a distribuir globalmente, também em Portugal.

Em todo o caso, contamos com a sua eventual chegada ao nosso mercado, para que os utilizadores em Portugal também possam vir a usar os supracitados canais. Porém, teremos que esperar mais alguns dias, ou semanas, até que os Canais do WhatsApp cheguem ao nosso país.

they're checking out @FCBarcelona’s official WhatsApp Channel, if you’re in Colombia or Singapore you can follow here: https://t.co/6AAwFINaUk pic.twitter.com/MUSe4BW6rK

— WhatsApp (@WhatsApp) 19 de junho de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.