Diariamente, todos usamos a aplicação WhatsApp para comunicar com a família, amigos e até contactos profissionais.
Mas a plataforma tem termos e condições que a maior parte de nós não leu até ao fim. Damos-te conta de cinco ações que não deves fazer na aplicação. Se fizeres estas ações de forma repetida, e em alguns casos mesmo apenas uma vez, corres o risco de a tua conta ser banida.
Não envies conteúdo pirata pela plataforma WhatsApp
É proibido enviar conteúdo pirata através da plataforma WhatsApp. E esta regra é válida para música, filmes e outros conteúdos do género.
Na maior parte das vezes, o envio desse material passa despercebido, mas vários utilizadores já viram a sua conta ser banida para sempre por terem feito esta ação de forma repetida.
No entanto, se algum contacto te enviar um conteúdo protegido por direitos de autor, podes mantê-lo, mas nunca distribui-lo através da plataforma.
Evita partilhar conteúdo possivelmente insultuoso
A plataforma não permite que seja partilhado conteúdo que pode ser visto como xenófobo, racista ou de cariz sexual. Ainda que se trate de um emoji ou sticker que tenha como função ser divertido, se for detetado pela plataforma e considerado insultuoso, a tua conta pode ser suspensa.
Mais uma vez, as consequências fazem-se sentir se a ação for repetida por diversas vezes.
Evita usar versões de terceiros do WhatsApp
Esta regra serve para tua própria proteção e segurança. Descarregar versões de terceiros do WhatsApp pode trazer consigo outros programas que tornam o teu dispositivo vulnerável a invasões.
Por seu lado, a plataforma não quer que estas apps de terceiros sejam utilizadas para não ser responsabilizada por este risco. Esta é daquelas ações que pode ser severamente punida com a suspensão permanente da tua conta.
Evitar ser denunciado com frequência
Os outros utilizadores da plataforma têm a opção de denunciar-te se enviares, frequentemente, material considerado ofensivo, spam e outro conteúdo do género. Assim que uma conta é denunciada, o WhatsApp tem acesso às últimas cinco mensagens e dados de conta do utilizador visado para análise e verificação de cumprimento de regras.
Se as denúncias forem frequentes, a conta pode ser banida. Os utilizadores banidos podem pedir recurso através de e-mail, mas as probabilidades de recuperar a conta não são boas.
Editores 4gnews recomendam: