Apple: 6 novidades que podem chegar em 2023

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 4 min.

Todos os anos, os eventos de novos lançamentos da Apple são rodeados de muita expetativa e rumores.

Para este ano de 2023, são esperadas novas versões de equipamentos já bem conhecidos dos utilizadores, assim como dispositivos totalmente novos e fora do âmbito natural da Apple. Reunimos as 6 novidades que a Apple pode apresentar este ano à sua legião de seguidores.

1. Headset AR/VR

iPhone 14
Em setembro, a Apple deverá lançar a nova série iPhone 15 Crédito@Apple

Como não podia deixar de ser, temos de começar pelo tão falado headset AR/VR da Apple. De acordo com os muitos rumores, será este ano (finalmente) que vamos conhecer este equipamento que está a ser desenvolvido desde há sete anos e que será algo totalmente inovador no portefólio da marca.

O nome deverá ser Reality Pro, pelo menos é assim que a maior parte dos especialistas da área de tecnologia o tratam. No que respeita ao seu modo de funcionamento, o dispositivo vai contar com um conjunto de sensores, sendo que uns vão rastrear o movimento dos olhos e outros o movimento das mãos dos utilizadores.

O dispositivo terá direito ao seu próprio sistema operativo, designado por xrOS, será alimentado pelo processador M2 e terá autonomia para de até duas horas.

Na prática e de acordo com Mark Gurman, jornalista da agência Bloomberg, o headset vai transformar “realisticamente o rosto e o corpo inteiro do utilizador em Realidade Virtual”. Tal significa que dois utilizadores do headset vão conseguir comunicar virtualmente, via FaceTime, como se estivessem na presença física um dos outro.

2. iPhone 15

Em setembro deste ano, a Apple deverá lançar a geração 15 do seu smartphone icónico. Já se sabe que a marca vai continuar a diferenciar os modelos mais avançados dos modelos base, mas parece que este ano o iPhone 15 Ultra poderá ter mesmo especificações exclusivas.

Dois recursos foram já avançados pelos rumores. Ao que tudo indica, o Ultra terá entrada USB Tipo-C com velocidades mais rápidas que os restantes modelos da série, assim como será o único a apresentar um novo sensor periscópio com zoom ótico mais potente.

Ah, sim, a outra novidade é que o iPhone 15 Ultra será o sucessor do atual iPhone 14 Pro Max. A Apple deverá alterar a designação comercial do modelo, seguindo a mesma estratégia aplicada na sua série de smartwatches.

3. Apple Watch Ultra com ecrã micro LED

Uma das grandes novidades deste ano na série de smarwatches da marca poderá ser a introdução de um ecrã micro LED. Mas atenção esta será uma característica única do modelo mais avançado: o Watch Ultra.

Tal fica a dever-se ao facto de a produção deste componente ser bastante cara e, consequentemente, aumentar o preço final de venda ao público deste equipamento.

A grande vantagem deste ecrã é que será capaz de fornecer um brilho mais elevado – característica crucial na utilização ao ar livre para boa visualização dos conteúdos –, consumindo menos energia.

4. Processador A17 Bionic

Na série iPhone 15, apenas os modelos mais avançados, ou seja, Ultra e Pro vão ter direito a uma das grandes novidades: o novo processador A17 Bionic.

A expetativa é grande, uma vez que este chip será baseado no novo processo de 3 nm, podendo mesmo ser o primeiro do género a chegar ao mercado. Estamos a falar de um processador que vai fornecer um desempenho de topo e uma eficiência energética de excelência.

5. Integração de USB universal na série iPhone

Este ano finalmente a Apple vai integrar a tão ansiada porta universal USB na sua linha de iPhones. Pelo menos, as variantes que sejam disponibilizadas na Europa devem já exibir este atributo, para cumprirem com a legislação que irá entrar em vigor em 2024.

Mas ainda assim a Apple vai marcar a diferença. Tal como já referimos, apenas o iPhone 15 Ultra deverá apresentar velocidades de transferência mais rápidas. Os modelos base, por exemplo, podem ter as suas velocidades limitadas a USB 2.0…

6. Botões Solid-State

Vários rumores avançam que os modelos mais avançados da nova série iPhone 15 vão dispensar os botões físicos e passar aos botões Solid-State.

Tal significa que os modelos do smartphone vão estar também equipados com um Taptic Engine que irá fornecer feedback tátil aos utilizadores sempre que estes recorrerem a estes botões virtuais.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt