Android 14: conhece aqui a data de lançamento e os primeiros equipamentos a receber a atualização

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

A próxima versão do Android será a 14 e parece que o nome de código desta vez é a sobremesa Tiramisu.

Já são conhecidos alguns pormenores do novo sistema operativo Google e preparámos um resumo sobre tudo o que sabemos até ao momento da próxima iteração.

Data de lançamento do Android 14

Android 14
Em maio, deve ser lançada a versão beta do Android 14 Crédito@NeoTam/Pixabay

Num momento em que as marcas de fabricantes estão a concentrar todos os seus esforços para fazer chegar o Android 13 a todos os seus modelos, começam a surgir as primeiras informações sobre o próximo sistema operativo da Google.

O Android 14, também conhecido como Tiramisu, em breve deverá ser disponibilizado numa versão Dev Preview. Aliás, esta versão deverá ser já lançada durante o mês de fevereiro, mas será mais indicada para os programadores.

Para os utilizadores mais arrojados, em maio deverá chegar a versão beta do novo sistema operativo da Google. Mais especificamente, durante o evento Google I/O que, este ano, decorre a 11 e 12 de maio.

Por fim, a versão final e estável do sistema operativo deverá ser disponibilizada no final de agosto ou início de setembro de 2023. Depois é aguardar que cada marca disponibilize as suas próprias atualizações de sistema, baseadas já em Android 14.

Primeiros equipamentos a receber o Android 14

Neste ponto não há muitas dúvidas. Como não podia deixar de ser, os smartphones da Google vão ser os primeiros a receber a atualização para este novo sistema operativo.

Espera-se que os modelos Pixel 5, Pixel 5ª, Pixel 6, Pixel 6 Pro, Pixel 6ª, Pixel 7 e Pixel 7 Pro sejam os primeiros smartphones elegíveis para a próxima geração do sistema operativo Android.

Novos recursos do Android 14

Como novo sistema operativo que é, o Android 14 traz consigo novos recursos. Espera-se que um destes seja um uso melhorado da rede, com novas ferramentas que vão ajudar a gerir os dados, assim como a eficiência energética dos smartphones.

O Health Connect será outra das novidades. Esta funcionalidade permite que os utilizadores mantenham uma conexão com os seus dados de saúde e informação de atividade física, guardada nos seus dispositivos móveis. Toda a informação poderá ser vista apenas num equipamento com este recurso.

Seguindo o exemplo da Apple e Huawei, a Google deverá também acrescentar comunicações por satélite no Android 14. Este recurso mantém os utilizadores ligados à rede de comunicações, mesmo que estejam numa área remota sem cobertura 4G ou 5G.

Os gestos de navegação também podem ser melhorados nesta nova versão do sistema operativo Google. Este recurso, aliás, tem vindo a ganhar popularidade nos últimos tempos, com as marcas a apostar no seu aperfeiçoamento para facilitar a navegação no terminal e permitir o acesso mais rápido a todas as funções e aplicações, disponíveis nos smartphones.

Por agora, estes são os dados conhecidos sobre o novo Tiramisu, mas nos próximos meses é possível que mais rumores revelem outras novidades que o Android 14 terá.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt