5 dicas para carregares eficientemente o teu smartphone

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Quando carregas o teu smartphone pensas na forma mais eficiente de o fazeres? A maior parte dos utilizadores limita-se a ligar o equipamento ao carregador e a não pensar mais no assunto.

Mas se o fizeres de acordo com estas cinco dicas que deixamos aqui no artigo, terás sempre autonomia, sem prejudicares tanto a bateria do terminal.

1. Usar sempre os carregadores oficiais

Carregar smartphone
Temperatura elevadas são um dos fatores mais prejudiciais para a bateria dos smartphones Crédito@Sticksnap/Pixabay

Já todos o fizemos uma vez na vida, pelo menos. Estamos a ficar com a bateria em níveis vermelhos, num momento em que estamos longe de casa e não levámos connosco o carregador.

Pois, este é um dos erros mais comuns num carregamento. Deve sempre utilizar-se os carregadores oficiais que a marca fornece ou disponibiliza para o modelo em causa. Carregadores de outra origem podem danificar a bateria.

A mesma regra aplica-se ao cabo que conecta o smartphone ao carregador. Tanto o carregador como o cabo podem provocar danos no smartphone com um simples pico ou quebra de energia.

Claro que ocasionalmente é possível usar o carregador de um amigo sem que tal cause danos. Mas, como regra, devem ser sempre utilizados os acessórios oficiais.

2. Assim que o alerta de bateria soar, o smartphone deve ser carregado

Muitas pessoas apenas carregam o smartphone quando recebem a notificação de que a bateria vai entrar em modo de poupança. Geralmente, o alerta e dado quando a percentagem chega de autonomia chega aos 20%.

Esse é o momento ideal para ligar o terminal ao carregador, de acordo com os especialistas. Tudo porque a autonomia do equipamento começa a diminuir se não se carregar sempre a bateria nesta percentagem.

Atenção que carregar a bateria sempre até aos 100% vai também reduzir o fornecimento de autonomia futuro. O ideal é parar o carregamento quando a bateria atinge os 80 a 90%.

3. Tira o carregador da tomada

Os smartphones mais recentes interrompem o carregamento quando a bateria atinge os 100%. Mas tal não significa que o carregador pare de funcionar. Muito pelo contrário, se detetar que a bateria começa a ficar fraca, o carregamento é reiniciado.

Carregamento em cima de carregamento vicia a bateria e em pouco tempo, o utilizador será obrigado a “viver” perto de uma tomada.

4. Evita carregar o smartphone em sítios quentes

A temperatura tem um papel preponderante não só na resistência como na melhoria da vida útil da bateria. Na realidade, temperaturas elevadas são altamente prejudiciais às baterias dos smartphones.

Tudo porque provocam stress às baterias e fazem com que estas percam capacidade muito mais rapidamente. Assim, carrega o teu smartphone em zonas frescas que não estejam sujeitas à exposição solar.

5. Não uses o smartphone enquanto este está a carregar

Evita usar o smartphone durante o carregamento. Sobretudo não vejas vídeos ou sessões de jogo. Estas tarefas, bastante exigentes, podem causar distorções nos ciclos de carregamento, ao provocarem o sobreaquecimento da bateria.

E, como dissemos no ponto anterior, temperaturas elevadas são um dos principais perigos que as baterias enfrentam.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt