WhatsApp entregará aos utilizadores o controlo da qualidade de vídeo que quiserem partilhar

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O WhatsApp continua a reforçar a sua plataforma de mensagens instantâneas com novas funções para a app de mensagens. Muito em breve, caberá ao utilizador definir a qualidade total dos vídeos que queira enviar através da desta rede social.

É também, e, em simultâneo, uma prova da energia dedicada pela empresa para o desenvolvimento de novas funções. Atualmente em fase beta, será uma questão de tempo até que fiquem disponíveis para os mais de dois mil milhões de utilizadores.

Poderemos escolher a qualidade do vídeo a partilhar no WhatsApp

Segundo nos conta a publicação WABetaInfo, sempre atenta aos desígnios e novidades desta plataforma, esta é a mais recente novidade a ser testada na versão beta para Android. Aos interessados, as novidades estão disponíveis na versão 2.21.14.6.

Estamos perante uma melhoria no sistema de partilha de vídeos pelos utilizadores, um dos formatos mais comuns na plataforma de comunicação em questão. Ao ficar disponível será uma das várias melhorias que foram introduzidas nos últimos meses.

Até lá, contudo, manter-se-á restrita à versão de testes, a que qualquer interessado pode aderir, como, aliás demonstramos na 4gnews. Através deste método a empresa pode garantir a estabilidade das novas funções para o público geral.

Será o utilizador a decidir a qualidade da partilha de vídeo

A mais recente novidade prende-se assim com a forma de partilha dos vídeos no WhatsApp. Tal como nos indica a fonte em questão, vemos que este conteúdo será controlado pelo utilizador que poderá definir o grau de qualidade do upload para partilha.

O objetivo passa por entregar um maior controlo a quem usa esta app de mensagens e comunicações instantâneas, garantindo que o consumo de dados se ajusta às necessidades e meios de cada utilizador.

Uma vez que o vídeo é um tipo de conteúdo propenso a consumir mais recursos e tráfego de dados, por exemplo, a escolha criteriosa da qualidade com que é carregado mostra-se bastante útil.

Teremos 3 novos padrões de qualidade para os vídeos

Mais concretamente, estando ainda a ser testada, a função permite definir a qualidade dos vídeos que são carregados para o WhatsApp. Desse modo, o utilizador pode adaptar o padrão de qualidade ao tipo de ligação à Internet que, tanto o remetente como o destinatário possam ter.

É, em síntese, um controlo granular para a qualidade dos vídeos carregados para o WhatsApp. São três novos patamares que vão desde o Auto (recomendado), ao Melhor Qualidade e ao padrão de Poupança de dados, sendo os nomes bastante claro.

Caberá assim a quem usa a plataforma e através desta queira enviar um vídeo a definição do padrão de qualidade. A escolha fica assim entregue ao utilizador final desta app de mensagens e afetará a forma como o destinatário também recebe esse conteúdo.

Por fim, resta-nos aguardar pela disponibilização das novidades para o público geral, normalmente com uma atualização da aplicação para Android e iOS. Até lá, os utilizadores inscritos no programa beta podem ter acesso antecipado às novidades.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi Redmi Note 10S está ao preço mais baixo na Amazon. Aproveita!
  • PlayStation Plus: conhece os jogos mensais do mês de julho (e há bónus)
  • Facebook quer saber se os teus amigos estão a ficar extremistas na rede social
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.