WhatsApp deixa de funcionar em vários smartphones em janeiro de 2021

Rui Bacelar
Comentar

A partir de janeiro de 2021 o serviço de mensagens instantâneas pertencente ao grupo Facebook, o WhatsApp deixará de funcionar em milhões de smartphones mais antigos. Um procedimento já habitual, fundamentado nas razões de segurança da plataforma.

Com efeito, o WhatsApp deixará de fora certas versões do sistema operativo da Google, mais antigas. O mesmo sucederá na plataforma da Apple com o seu iOS, onde os telefones iPhone deixarão de poder utilizar a app de mensagens em casos específicos.

O WhatsApp não poderá ser instalado em alguns smartphones

WhatsApp artigo

Caso remova a aplicação do WhatsApp não será possível voltar a instalar a mesma nos dispositivos que aqui mencionamos. Isto porque a plataforma decidiu deixar de suportar versões específicas dos sistema operativos Android, da Google e iOS, da Apple.

Mais concretamente, nos dispositivos Apple o WhatsApp deixará de suportar o iOS 9. Assim, se tiver um iPhone que ainda use esta versão antiga do sistema operativo e o mesmo possa ser atualizado, chegou a altura de o fazer.

Relativamente a smartphones específicos, apenas o Apple iPhone 4 (2010) deixará efetivamente de poder utilizar o WhatsApp. Trata-se já de um smartphone vintage, mas de acordo com alguns indicadores ainda existirá uma quantidade significativa em uso.

Continua a poder usar a versão atual do WhatsApp

Relativamente ao universo Android, o WhatsApp deixará de suportar a versão 4.0.3 disponibilizada pela Google em 2012. Quem possuir um smartphone Android com esta versão do sistema operativo ficará assim privado da plataforma de mensagens. Note-se que as versões anteriores deste sistema operativo também ficam excluídas.

Vale ser dito que os efeitos desta decisão já se começam a fazer sentir. No entanto, trata-se de um processo gradual, pelo que diferentes sistema operativos e smartphones serão abrangidos em data distinta.

Por fim, caso tenha um dispositivo móvel nestas condições e o possa atualizar para uma versão mais recente do OS, esta é a altura ideal para o fazer. Todavia, enquanto a versão atual da aplicação estiver instalada nestes dispositivos, a mesma deverá funcionar.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.