WhatsApp: como criar o teu próprio Avatar 3D

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

O WhatsApp já permite criar avatares personalizados para usar na app de mensagens, como recurso multimédia e como atualização do Status. O novo recurso está atualmente em distribuição para as aplicações Android e iOS, já disponível também em Portugal.

Em seguida partilhamos um Como criar avatar no WhatsApp, guiando o leitor passo a passo para também poder tirar partido do novo recurso da plataforma. Finda a configuração, o avatar pode ser usado para criar autocolantes únicos, ou para colocar no Status.

1. Abrir a app WhatsApp no Android ou iOS

WhatsApp Android
Imagem 1: ícone da aplicação WhatsApp em ambiente Android.

Utilizando para este efeito de demonstração um smartphone Android, mas estando a função também disponível para iOS (iPhone), o primeiro passo será o de atualizar a app. Em seguida, aí sim, começamos por abrir a mesma, tocando no respetivo ícone.

Importa notar que a mais recente versão, com este recurso, pode demorar alguns dias, ou mesmo semanas, a chegar à Google Play Store (Android), ou à AppStore (iOS).

2. Aceder às Definições da app WhatsApp

WhatsApp
Imagem 2: Menu de acesso às Definições do WhatsApp.

Aberta a aplicação WhatsApp importa agora aceder ao menu / secção das Definições da app. Para tal, basta tocar nos três pontos, no canto superior direito da aplicação, surgindo assim o menu e janela que podemos observar acima na imagem 2.

O menu descendente é sinalizado pelo ícone dos 3 pontos verticalmente justapostos, imediatamente à direita do ícone da lupa, na porção superior direita do ecrã inicial da app.

3. Aceder ao menu Avatar para dar início à configuração

WhatsApp Avatar
Imagem 3: Indicação do novo menu Avatar com opções de criação.

Em seguida, tal como ilustra a Imagem 3, bastará tocar no menu (novo) Avatar. Aí encontraremos as opções de criação, edição, bem como da foto de perfil. É aí que devemos carregar para iniciar a configuração do nosso avatar 3D, logo que disponível.

4. Cria o teu avatar 3D para usar no WhatsApp

WhatsApp
Imagem 4: Plataforma de criação e personalização do avatar 3D.

Assim que damos início à sua criação a app vai guiar-nos pelas várias etapas necessárias para a criação de uma figura digital relativamente fiel à nossa imagem. Feitos os avisos, tipos de utilização possível e disclamers adicionais, passamos à configuração.

Encontramos vários menus, várias secções em ordem para personalizar desde o tipo de corpo, cor de pele, acessórios, roupa, estilo geral, barba, cabelo e outros traços faciais. Temos uma interface relativamente simples e muitas opções de personalização geral.

WhatsApp
Imagem 5: algumas das opções de personalização disponíveis.

A qualquer momento o utilizador pode editar e aprimorar, ou alterar qualquer parâmetro que deseje. Note-se que o grau de personalização é particularmente elevado, indo a pormenores como brincos e acessórios, ou sinais e marcas de rosto.

Em síntese, temos realmente um leque forte de parâmetros que podemos ajustar para criar um Avatar 3D realista.

6. Usa os Stickers únicos e o teu Avatar no Status do WhatsApp

WhatsApp Avatar
Imagem 6: alguns dos autocolantes gerados após a definição do Avatar 3D.

Finda a configuração e escolha de todos os parâmetros relevantes para o aspeto do Avatar 3D, o utilizador pode agora usar este "boneco" digital para se expressar nas comunicações efetuadas através do WhatsApp.

Temos um vasto acervo de autocolantes gerados automaticamente após a definição do Avatar 3D, ver a Imagem 6. Estes podem ser usados em qualquer chat (de grupo ou individual) na plataforma de comunicações instantâneas do grupo Meta.

Por fim, também podemos usar o Avatar 3D para atualizar o Status do WhatsApp sempre que quisermos. É, em suma, um divertido recurso de personalização, com imensas hipóteses de criação e escolha de vários parâmetros do nosso avatar digital.

Podem ainda encontrar mais esclarecimentos no blog do WhatsApp.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.