WhatsApp com nova funcionalidade há muito desejada pelos utilizadores

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

É a mais recente novidade da aplicação WhatsApp e está disponível para todos os utilizadores.

A partir de agora, a plataforma vai esconder o status online do utilizador para lhe conferir mais privacidade e evitar interações indesejadas.

Status online invisível para contactos desconhecidos do utilizador

apoio whatsApp

A aplicação WhatsApp está a lançar um novo recurso para todos os utilizadores que vai se revelar muito útil e que vem responder aos pedidos de muitos. A partir de agora, a plataforma vai esconder o teu status online de contactos desconhecidos.

Para o fazer, a plataforma está a alterar as configurações padrão da aplicação. Por outras palavras, antes estava definido by default que todos os utilizadores do WhatsApp conseguissem ver a última vez que tinhas estado online. Mas agora e com a alteração das configurações, apenas os teus contactos vão saber a última vez em que estiveste ligado.

Os contactos designados por desconhecidos são aqueles que não constam da tua lista de contactos ou utilizadores com quem nunca mantiveste uma conversação na plataforma.

Por isso, atenção aos contactos sensíveis, como por exemplo do trabalho. Se fizerem parte da tua lista de números ou se já estiveres inserido dentro de um grupo de conversação, o teu status será visível para todos esses contactos.

Nova funcionalidade pretende aumentar a privacidade dos utilizadores WhatsApp

whatsapp imagem generalista
A aplicação de conversação quer mais privacidade para todos os seus utilizadores

A nova funcionalidade visa proteger e aumentar a privacidade dos utilizadores da plataforma de conversação. De acordo com o site WABetaInfo, várias aplicações de terceiros têm feito uma má utilização do status online dos utilizadores do WhatsApp.

Ao "afinar" as configurações definidas por padrão, como é o caso, as aplicações de terceiros já não vão conseguir realizar essas más práticas.

Exclusão automática de mensagens e encriptação na plataforma WhatsApp

Mas, desde há algum tempo, que a aplicação de conversação tem vindo a disponibilizar mais opções de privacidade. Recentemente, por exemplo, o WhatsApp exclui automaticamente as mensagens, após um período de tempo definido pelo utilizador.

Por outro lado, cada vez mais ações, dentro da plataforma, podem ser encriptadas. Gradualmente, está a ser permitido aos utilizadores encriptar o backup das conversas que acontecem no WhatsApp.

A Meta, anteriormente conhecida por Facebook e detentora da aplicação, tem vindo a fazer atualizações frequentes à plataforma, no sentido de oferecer mais funcionalidades aos seus utilizadores, assim como conferir o máximo de privacidade possível.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt