Xiaomi: mais revelações sobre a MIUI 13 agora divulgadas (vídeo)

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

A Xiaomi tem conseguido manter a sua nova interface MIUI 13 em segredo, mas agora foram reveladas algumas das funcionalidades que podemos esperar ver integradas.

Por outro lado, foi igualmente divulgado o logótipo da nova interface da Xiaomi que parece inspirar-se nas versões anteriores da MIUI.

Scrolling infinito pode ser uma das novas funcionalidades da MIUI 13

De acordo com as notícias divulgadas, o logótipo da MIUI 13 foi descoberto no código-fonte de atualização da aplicação Xiaomi Service para a versão 13.0.3.0 e apresenta um design bastante inspirado nas versões suas antecessoras. Mas qu é certo é que esta revelação aguça (ainda) mais o interesse que rodeia a próxima interface da Xiaomi.

E o que podemos esperar de novo? Segundo o site Xiaomiui, pelo menos, vamos encontrar três novas funções na MIUI 13, sendo uma destas o scrolling infinito. Na prática, esta funcionalidade faz o utilizador regressar à página original, depois de ter percorrido todo o conteúdo disponível. Mas podes ver como funcionam todas as novidades nos vídeos inseridos neste artigo que foram publicados pelo site Xiaomiui na plataforma do YouTube.

Xiaomi podia ter lançado a MIUI 13 em pleno verão

Outra das novidades da MIUI 13 será a Smart Toolbox. Este recurso permite que os utilizadores abram uma barra lateral, onde vão conseguir aceder a outras opções e aplicações. Na versão beta da MIUI 12.5, já estão disponíveis pequenos widgets, mas parece que na nova versão da MIUI estes serão uma parte integrante da interface.

Mas a terceira informação agora divulgada não revela nenhuma nova funcionalidade, dá-nos antes uma data em que a interface podia ter sido anunciada pela Xiaomi. Segundo o site Xiaomiui o firmware inclui um link para 16 de agosto de 2021. Tal sugere que a empresa pretendia lançar ou, pelo menos, anunciar a nova MIUI 13 nessa data. Mas, por algum motivo ainda desconhecido, a Xiaomi adiou o lançamento da interface que, espera-se, seja lançada a 28 de dezembro de 2021.

Fundador da Xiaomi confirma que a MIUI 13 será lançada antes do final deste ano

Entretanto, Lei Jun, fundador da Xiaomi já afirmou publicamente que a nova interface da marca vai mudar completamente a experiência de utilizador nos smartphpnes Xiaomi, Redmi e Poco.

Mais: o alto responsável da fabricante chinesa confirmou também que a MIUI 13 será lançada ainda antes de 2021 chegar ao fim. De acordo com informações anteriormente avançadas, a nova interface da Xiaomi vai basear-se no novo sistema operativo Android 12.

Interface MIUI 13 será apresentada em conjunto com a nova série de smartphones Xiaomi 12

No entanto, é quase certo que alguns smartphones do universo Xiaomi vão receber a MIUI 13, baseada no anterior Android 11. Outras fontes adiantam ainda que a interface foi totalmente redesenhada e que poderá apresentar menos problemas do que a sua antecessora.

Tal como dissemos, a Xiaomi tem conseguido manter a MIUI 13 em segredo, mas agora temos a confirmação oficial da marca a garantir que chegará aos utilizadores ainda antes do final deste ano. Tal reforça a ideia de que no próximo dia 28 de dezembro, a fabricante chinesa não vai limitar-se a apresentar os novos modelo da série flagship Xiaomi 12, lançando igualmente a tão aguardada interface MIUI 13.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi: Redmi Watch 2 Lite chega à Europa por 69 euros e há mais uma surpresa a caminho
  • Xiaomi 12 Ultra chega em 2022 e já surpreende com câmara Leica
  • MIUI 12.5 Enhanced Edition começou a chegar a estes 3 smartphones Xiaomi
Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt