Calendário Google: app está (ainda) mais intuitiva após este update

Rui Bacelar
Comentar

Há uma nova e importante atualização a caminho de uma das aplicações mais populares da Google. Com efeito, a aplicação Calendário Google, ou Google Calendar está agora mais simples, fácil e intuitiva de usar após as alterações introduzidas pelo último update.

Há, agora, uma nova definição que impedirá, em teoria, que os convites não desejados para os mais variados eventos sejam apresentados no calendário. Isto aplica-se, por exemplo, à opção de "adicionar automaticamente o convite" nesta aplicação.

Controla melhor o que é apresentado na aplicação Calendário Google

Effortlessly plan your week by using an alternate calendar that suits your schedule year round 📅 → https://t.co/YIrHJlHoLD pic.twitter.com/6yQAmuVujr

— Google Calendar (@googlecalendar) 4 de dezembro de 2021

Tal como avança a publicação 9to5Google, a aplicação Calendário Google recebe uma nova opção crucial para definirmos se queremos que os convites automáticos apareçam na agenda do utilizador. Assim, temos finalmente controlo sobre o que aparece na "Agenda".

O novo controlo está presente nas Definições dos Eventos e tem três opções para o "Adicionar automaticamente convites", a saber:

  • Sim
  • Sim, mas não enviar notificações do evento a menos que tenha respondido "Sim", ou "Talvez"
  • Não, apenas mostrar convites para eventos aos quais tenha respondido

A Google distribui atualmente este novo controlo que simplifica e agiliza o controlo sobre o conteúdo que é exibido na nossa "Agenda" nesta app para Android e iOS.

Calendário Google

Acima vemos um exemplo do controlo, presente na aba das Definições - Eventos - da aplicação. Assim que esta alteração chegar a todas as aplicações e utilizadores do Calendário Google ficará visível nesta secção apelidada de "Adicionar convites ao meu calendário".

Opções de controlo dos conteúdos apresentados na vista de Agenda

Aí terá um visual simplificado com apenas duas opções à escolha, a saber:

  • Todos os utilizadores: "Adicionar automaticamente os convites para eventos ao calendário"
  • Quando eu responder a um convite para evento no email: isto adicionará os convites aos quais tenha respondido no email de convite correspondente. Ao escolher esta opção temos também a possibilidade de "Deixar os outros verem os convites caso tenham permissão para ver ou editar os meus eventos (opção).

Calendário Google

Em síntese, os novos controlos adicionais ajudarão o utilizador a gerir o seu calendário Google com menos trabalho manual. Será, portanto, uma forma rápida e eficaz de remover a saturação desta vista de agenda com os convites para eventos.

Na prática, o utilizador passará a ver mais aquilo que é realmente importante para si, com uma Agenda menos saturada com todos os convites para eventos que, até ao momento, são adicionais à agenda sem opção simples de filtragem.

Importa ainda frisar que estas alterações aplicam-se aos eventos futuros assim que a nova atualização chegar aos utilizadores através da Google Play Store a App Store. Dito isto, as alterações não têm efeitos retroativos para os convites já adicionados.

Por fim, esta opção chegará a todos os utilizadores do Workspace da Google, bem como os utilizadores convencionais.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. Ocupa-se com as novidades de tecnologia na 4gnews. Email: ruifbacelar@gmail.com