Waze prepara nova funcionalidade para reduzir a sinistralidade na estrada

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Além do Google Maps, a tecnológica norte-americana tem na app Waze uma das suas ofertas para o apoio à condução. Este é um serviço utilizado por milhões de utilizadores diariamente, por isso, está em constante evolução.

A próxima novidade a chegar à aplicação Waze fornecerá um novo aviso para que o condutor seja mais cuidadoso na sua condução. Com a sua implementação, o condutor passará a ser informado sempre que entrar numa estrada considerada perigosa.

Waze alertará o condutor sempre que este entrar numa estrada com historial de acidentes

A próxima funcionalidade para o Waze é avançada pela publicação Geektime. Conforme o seu relato, a aplicação de navegação implementará um novo alerta para que os condutores tomem cuidado sempre que estiverem prestes a entrar em estradas consideradas perigosas.

Para a atribuição desse estatuto, o Waze socorrer-se-á do historial de acidentes registados nesse troço. Caso os dados recolhidos pela sua comunidade indiquem um elevado número de acidentes nesse percurso, o alerta será despoletada como medida preventiva.

Waze

Num desses casos, a aplicação destacará a vermelho a estrada considerada potencialmente perigosa. Uma escolha que certamente não passará despercebida a todos os que utilizem o Waze nas suas viagens.

É dito que esta funcionalidade não funcionará, por defeito, em estradas que percorras com frequência. Ou seja, mesmo que esse troço tenha um historial de acidentes, o alerta não será despoletado caso esteja incluído nas tuas rotas habituais.

Esta ressalva faz sentido na medida que se passas frequentemente por aquele local estarás mais familiarizado com os seus perigos. Ademais, se passas frequentemente por aquele local, é previsível que ignores o aviso de qualquer forma.

Esta novidade está, para já, apenas disponível na versão beta do Waze. Se fazes parte deste programa de teste, receberás uma notificação a dizer o seguinte: "usando relatórios de condutores e a sua rota, podes ver alertas de 'Histórico de acidentes' em algumas estradas".

Se não fazes parte do programa beta do Waze, resta aguardares pela sua disponibilização na versão estável desta aplicação. Caso queiras entrar nesta fase de testes, poderás fazê-lo seguindo estes passos.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.